XII Feira de Artesanato de Cantanhede – Tapas e Papas


A “XII Feira de Artesanato de Cantanhede – Tapas e Papas” decorreu de 10 a 13 de Junho na Praça Marquês de Marialva. O certame serviu para promover e divulgar o artesanato do Concelho de Cantanhede.

Estiveram presentes cerca de 53 artesãos que apresentaram, em alguns casos com demonstrações ao vivo, trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro e raízes, bem como artefactos decorativos que deram expressão a uma significativa participação de artesanato urbano. Também fez parte a apresentação de produtos regionais, quer sejam vinícolas, com a presença de três adegas locais que trouxeram exclusivamente produto das terras do Concelho, quer sejam alimentares, como o Bolo de Ançã, os Tremoços de Cadima e o mel e seus derivados.

O público presente teve também a possibilidade de apreciar alguns dos mais representativos acepipes da tradição gastronómica regional, com a participação de sete colectividades que apresentaram, em seis tasquinhas, os sabores e aromas da região, designadamente os petiscos que distinguem a rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara, acompanhados com o bom vinho do Concelho de Cantanhede.

O “Cantorias” animou a tarde do Domingo, num vasto programa de animação cultural e musical que contribuiu para o verdadeiro clima de festa que tem caracterizado esta iniciativa desde a sua primeira edição. Também estiveram em palco nesta tarde o Rancho da Casa: o Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede.

Agradecemos à Câmara Municipal de Cantanhede o convite para a participação do “Cantorias” na “XII Feira de Artesanato de Cantanhede – Tapas e Papas”, numa oportunidade de pela primeira vez divulgarmos a nossa música tradicional naquela localidade.
Um obrigado também a todos os que nos receberam e uma palavra especial de agradecimento para o Nuno Caldeira!

Comentários