domingo, 21 de setembro de 2008

Dia do Município em Viseu

O CANTORIAS participou nas comemorações do dia do município de Viseu englobado numa série de actividades organizadas pela Câmara Municipal, umas cumpridas nos Paços do Concelho, outras nas ruas da cidade, num cortejo etnográfico que se realizou entre a Sé e o Rossio.
Concentração dos grupos no Largo da Sé

Grupo de Concertinas de Viseu

Cerca de 100 grupos desfilaram por algumas ruas da cidade, pese embora a ameaça de chuva. Grupos de bombos e zés pereiras, tunas e infantunas, assim como bandas e grupos folclóricos fizeram as delícias de quem encheu os passeios das ruas e a Praça da República (Rossio), onde todos se encontraram para prestar cumprimentos ao presidente da Câmara de Viseu, aos vereadores e às entidades convidadas.
Os participantes não regatearam esforços para animar o público, muito do qual estrangeiro, que se encontrava a passar férias na cidade, ou em visita. Estavam maravilhados com o que viam, tirando imensas fotografias... para mais tarde recordarem.
O desfile inicou-se por voltas das 15h30, onde os bombos, conhecidos por "Zés Pereiras", foram os primeiros a abrir o cortejo. Seguiram-se lhes as bandas filarmónicas, a tuna académica "Real Tunel", os ranchos folclóricos, grupos de cantares e tunas.


Grupo de Bombos "Os Amigos" de Vila Chã de Sá
Banda Juvenil de Ribafeita

Rancho Folclórico de Orgens

Teletuna - Tuna da Portugal Telecom
Flamiam - Grupo de Cantares de Farminhão


Grupo de Cantares "Cantorias" de Vila Chã de Sá
Presidente da C.M.V., vereadores e entidades convidadas

O Cortejo, que envolveu mais de uma centena de grupos, terminou com um arraial beirão em plena Praça da República, onde alguns grupos, entre os quais o CANTORIAS, tiveram a oportunidade de animar o público aí presente.
Tuna Académica "Real Tunel"

Flamiam - Grupo de Cantares de Farminhão
Animustuna - Campo
Cantorias - Grupo de Cantares de Vila Chã de Sá
Arraial Beirão no Rossio
Os viseenses puderam assim assistir a esta actividade promovida pela autarquia local, vendo a passagem por diversas ruas da cidade de participantes de um desfile etnográfico, que trouxe à cidade as freguesias do município neste dia de S.Mateus, Dia do Município de Viseu.
Cantorias e Dr. Fernando Ruas, presidente da C.M.Viseu

Sem comentários: