IV Festival de Música Tradicional da Aldeia de Santa Margarida

Foi no recinto de festas da simpática Aldeia de Santa Margarida, concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, que se realizou o IV Encontro de Música Tradicional e onde o CANTORIAS levou as suas músicas em representação do distrito de Viseu, numa organização do Grupo de Cantares de Santa Margarida.
Após um jantar onde os grupos poderam também conviver entre si, o encontro inicou-se por volta das 21h00, num atraso que se deveu também ao jogo do Europeu Portugal-Turquia, com uma vitória saborosa da Selecção de todos nós que também serviu para animar e embelezar este IV Encontro de Música Tradicional.
A seguir-se ao jantar as pessoas juntaram-se para vibrar e dar o seu apoio a Selecção Nacional que se encontrava àquela hora a jogar com a Turquia (vitória por 2-0!!!).

Depois de um pequeno desilfe e de uma passagem inicial dos grupos convidados pelo palco, coube as entidades presentes a inauguração do festival com umas breves palavras de agradecimento aos grupos participantes e a todos os presentes no recinto.
Por ser o grupo de "fora" convidado, o CANTORIAS abriu o IV Encontro de Música Tradicional, numa apresentação dos temas caraterísticos da nossa região da Beira Alta. Seguiram-se os outros grupos, todos do distrito de Castelo Branco, com a particularidade das suas músicas locais serem acompanhadas por um instrumental maioritariamente composto por adufes. E que bom foi vê-los cantar e tocar!No final das suas actuações, além de uma lembrança referente ao IV Encontro de Música Tradicional, todos os elementos dos grupos participantes foram também presenteados com um "rodilha", uma miniatura das antigas "rodilhas" que as mulheres utilizam para levarem pesos à cabeça, como por exemplo os cestos, os cântaros, etc...

Parabéns do CANTORIAS ao grupo de Cantares da Aldeia de Santa Margarida pela belissíma organização deste encontro, desejando-lhes a continuação de um bom sucesso para o seu grupo e também para a continuação do seu Encontro de Música Tradicional. Cá os esperamos também no encontro de música tradicional que se vai realizar na nossa terra, em Vila Chã de Sá, no dia 10 de Agosto!

Comentários

Helder Robalo disse…
A nós resta-nos agradecer a vossa presença e a forma como abrilhantaram mais este Festival, que começa a fortalecer as suas raízes!