CANTORIAS cantou as "Janeiras" no Palácio de Belém ao Presidente da República

Foi em dia de Reis que se escreveu um dos momentos mais marcantes e honrosos da história do Grupo de Cantares Cantorias da Associação de Vila Chã de Sá. No Palácio de Belém, na “Sala das Bicas”, o grupo presenteou o Presidente da República e a Primeira-dama com os seus Tradicionais Cantares de Janeiras.

Para a ocasião foram escolhidas duas canções de Janeiras, ambas recolhidas em Vila Chã de Sá. A primeira, uma canção de Reis “Os Três Reis do Oriente”, alusiva ao dia festivo, e a segunda “Ó Lindo Cravo”, com quadras de boas festas a toda a família presidencial e versos dedicados ao Presidente da República, Primeira-dama e filhos.


Também o Grupo de Cantares de Janeiras "Os Amigos" da Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água (Albufeira) e o Grupo Coral "Da Capo" de Carcavelos (Cascais), marcaram presença para cantar as suas Janeiras, grupos com os quais foram criados laços de amizade e a certeza de nos voltarmos a encontrar em futuras ocasiões.


No final da actuação houve troca de lembranças entre o Presidente da República e os grupos presentes, tendo sido oferecido por parte da Presidência uma moldura com uma fotografia autografada com dedicatória a cada um. O Cantorias retribuiu a oferta com uma fotografia emoldurada e autografada por todos, um cesto com frutos secos da época, queijo da região e vinho do Dão, e outro com doces da época natalícia confeccionados pelos diversos elementos do grupo. O Prof. José Ernesto, Presidente da Junta de Freguesa de Vila Chã de Sá e o Sr. Adelino Marques, Presidente da Associação, também ofereceram lembranças da Freguesia, da Câmara Municipal de Viseu e da Associação.

Os convidados seguiram pela “Sala Dourada” até a “Sala dos Embaixadores”, onde foi servido um lanche com o tradicional “Bolo-Rei”, Pasteis de Belém e outros, no qual o Presidente da República fez questão de felicitar o director musical do Cantorias, o Rui Rodrigues, pela brilhante intervenção do Grupo de Cantares e quadras dedicadas à sua Pessoa e Família.
Antes da sua partida, o Cantorias teve ainda a oportunidade de pousar junto do Pinheiro de Natal que enfeitava a “Sala das Bicas”, interpretando para todos mais um tema tradicional do seu reportório.

Foi um momento inesquecível que se viveu no Palácio de Belém, no Monumento Nacional e Sede da República Portuguesa, onde se ouviu por repetidas vezes o nome de “Vila Chã de Sá” ecoar pelas paredes do Palácio, proferido pela mais alta instância da República Portuguesa. Uma “Prenda de Natal” para o Grupo de Cantares Cantorias, que soube de forma digna e honrosa levar o nome da sua terra, das suas gentes e suas tradições até Belém.


Chegada do Cantorias ao Palácio de Belém

Nos jardins do Palácio já trajados

Fotografia no Palácio de Belém:
- Cantorias
- Prof. José Ernesto
(Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá),
- Adelino Marques
(Presidente da Associação)
- Susana Gouveia
(Gabinete da Presidência da República)

O Director Musical do Cantorias, Rui Rodrigues,
na entrevisa em directo para R.T.P.
Actuação do Cantorias
para o Presidente da República e Primeira-dama
"Fotografia de Família"
Entrega de lembranças
Oferta de uma fotografia autografada do Cantorias
e doces tradicionais de Vila Chã de Sá na época natalícia
(filhoses, sonhos e rabanadas)
confeccionados pelas elementos do grupo:
Beta, Helena e Paula (e Alcina!).
Presidente da República em entrevista
aos meios de comunicação social presentes.
Convívio final com uma pequena actuação do Cantorias
junto ao Pinheiro de Natal do Palácio de Belém
Mais informações e fotografias no site da Presidência da República em:
http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=34888

Comentários

monica disse…
Quando se é bom no que se faz acaba-se sempre por dar voos muito altos,certamente que Belém é que ficou honrado por ter servido de palco e ter recebido o grupo mais harmonioso e alegre de Portugal, e aquelas paredes nunca mais serão as mesmas porque por lá écuaram as vossas lindas vozes e musica.Um 2010 com ainda mais sucesso... que vem aí e continuam a alegrar e encantar o coração do povo...o vosso traje é lindo e tem um toque de requinte e nobreza...
Anónimo disse…
Ola!
Vivo no Canada e sou uma amiga da vossa terra. Passei ai ferias em menina e fiquei com Vila Cha no coracao pelas boas memorias que me ficaram gravadas. Hoje tive a oportunidade de ver as fotos do vosso grupo na Assembleia da Republica gracas ao meu amigo Jose Costa da Informex, e fiquei orgulhosa por ver que Vila Cha tem um grupo que realmente marca presenca. Bom trabalho! Ainda nao vos ouvi, mas tenho ja um CD prometido.Fico ansiosa para ouvir as vossas vozes.
Parabens e felicidades ao grupo! Muitos sucessos e forca para continuarem a propagar as nossas queridas tradicoes portuguesas.
Lídia.
Daniel disse…
Pelo trabalho desenvolvido, pelo contributo à música Tradicional Popular Portuguesa, pela divulgação da mesma em tantos locais do nosso continente e ilhas, pelos prémios já alcançados, por tido isto e muito mais, o “Cantorias” merecia esta actuação.
O “Cantorias” já necessitava do reconhecimento público da mais alta instância da nossa nação. O Sr. Presidente da República e a Primeira-dama não se escusaram em elogios ao nosso desempenho artístico.
Foi realmente um momento inesquecível para todos os elementos do grupo, e algo no meu interior diz-me que o terá sido também para a Família Presidencial. Pelo menos isso ficou patente na reacção da Primeira-dama, quando ouviu as quadras natalícias dedicadas aos seus filhos. Foi um sorriso de satisfação que despertou no seu rosto.
Para mim, foi e será um momento ímpar na minha vida.
Anónimo disse…
Olá Cantorias! Foi com muito prazer que saboreei o vosso blogs! Penso que atrás e/ou à frente da Vila Chã de Sá, está o orgulho que a paroquia/freguesia de S.João de Lourosa sente pelo êxito da carreira musical e não de um filho desta terra! O ribeiro dos Lagares de Rebordinho/Vila Chã de Sá, constitui um ponto importante de intercepção cultural entre as duas freguesias/paroquias vizinhas! Espero bem que os louros ouvidos de Belém cheguem quanto antes às duas paroquias e que haja uma recepção calorosa aos heróis de Rebo/Teiv:S.J.L...V.Ch.Sá.
Muitos parabéns Rui, porque levas o nome da nossa freguesia (embora subentendido), aos píncaros do infinito! E o V.S.J.L, dará a conhecer com a devida empolgancia este grande feito de um dos nossos, na companhia da esposa, a amiga Nélida, e com a permissão dos filhotes Flávio e Raquel, com a colaboração das entidades de Vila Chã de Sá.
Bem-Haja e abraço amigo:
Pe. Aléx: S.J.Lourosa.
Joao Bernardino disse…
As iniciativas de divulgação das nossas terras e da nossa cultura são sempre um factor de reconhecimento de nós próprios. Ao se iniciar uma aventura desta envergadura existe a necessidade de se assumir que se vai ter um trabalhão e que só com a ajuda do conhecimento de todos é possível realmente efectuar um bom serviço e ser-se reconhecido. Desejo sinceramente que encontrem neste projecto muitos "associados" que possam manter viva esta vossa paixão. Ao Rui Figueiredo desejo que continue com a coragem actual para continuar a dirigir musicalmente o CANTORIAS.
Anónimo disse…
Depois de ler todos estes comentários merecidos que mais posso eu dizer? Fico eu orgulhosa por já vos ter conhecido e visto as vossas actuações ao vivo, da qual tenho imensas saudades !
Ainda bem que já deram o tal voo que tanto mereciam e merecem , mas também sei que vocês não ficarão por aqui,e que cada vez mais Portugal Continental,ilhas e por todo o mundo se irá ouvir falar cada vez mais de voces através dos nossos emigrantes espelhados por todo mundo
"GRUPO DE CANTORIAS" muitos parabens,continuem assim pois estão no caminho certo
Um bem aja para todos voces. beijos desta vossa fã e amiga
Madeirense Ah!Ah!