"Artcolheitas 2010" na Gemieira - Ponte de Lima

Foi no fim-de-semana de 18 e 19 de Setembro que se realizou o “Artcolheitas 2010”, uma feira rural organizada pela Associação do Povo de Santiago de Gemieira, no concelho de Ponte de Lima.

O certame conta com a actuação de grupos de música tradicional, feira de artesanato, feira de velharias, desfolhada, garraiada, exposições, alfaias agrícolas antigas, máquinas agrícolas, mostra e venda de produtos das colheitas e produtos biológicos, malhada de milho, e pavilhões e tasquinhas de gastronomias regional.

O evento conta com mais de 200 expositores, realiza-se no Parque Empresarial de Gemieira, o espaço para o certame tem a área de 300.000m², tendo como a principal atracção o facto de os stands e espaços da feira estarem decorados com produtos da terra, com mais de 200 barraquinhas todas forradas com palha de milho e de centeio, que é a principal marca do certame e o motivador de atrair os muitos milhares de visitantes.
Parabéns à Associação do Povo de Santiago da Gemieira e toda a sua população, que agarraram esta oportunidade, e trabalham afincadamente para mostrarem e divulgarem as suas tradições, usos, costumes, produtos agrícolas e artesanato da sua terra!

Um passeio por Ponte de Lima antes da ida para a Gemieira...


A Ilda e a Nélida, frente a Igreja Matriz de Ponte de Lima
Na ponte.... de Lima,
que passa por cima do rio... Lima!

O novo monumento inaugurado o ano passado:
"Alegoria às Feiras Novas e Folclore"

Uma pega de toiros... "e pêras"!!!

Enquanto esperavamos pelo almoço...
comendo alguns pêssegos da feira :)

O almoço servido aos grupos num ambiente original!

O grupo que antecedeu a nossa actuação:
O Grupo de Cantares Alentejano
de São João de Negrilhos - Aljustrel

Numa belíssima actuação a duas velocidades:
Devagar e... devagarinho! Parabéns!

As nossas "Cantorias" atentas a actuação dos amigos alentejanos

A actuação do CANTORIAS, num palco onde passaram grupos
de música tradicional de todo o país!

O recinto da feita, no qual passaram cerca de 50.000 visitantes!
Parabéns à freguesia da Gemieira e ao seu povo!
No regresso à casa, e pouco após da saída de Ponte de Lima, na A3 em direcção ao Porto, o Autocarro que seguia à nossa frente ardeu por completo, o que obrigou a uma paragem de cerca de uma hora para intervenção dos bombeiros e limpeza da via. Apesar do susto os 47 passageiros e o motorista saíram ilesos, tendo perdido grande parte dos haveres. Tratou-se de um autocarro com excursionistas que regressavam a Lisboa após um passeio no Alto-Minho.

"Nesta altura é prematuro apontar causas para a situação porque estamos sobretudo preocupados em fazer regressar os passageiros e já fizemos deslocar um autocarro para o local”, explicou, ao final da tarde, a administração da empresa de Lisboa. O autocarro pertencia ao grupo Polibus, de Lisboa, cidade onde são residentes todos os excursionistas, que ás 17.30, hora em que deflagrou o incêndio, passavam em Ponte de Lima, depois de uma visita a Monção. Por motivos ainda desconhecidos o autocarro incendiou-se ao quilómetro 68 da A3, antes da saída para Anais, em Ponte de Lima, e rapidamente ficou reduzido a escombros, completamente destruído pelo fogo. “Tivemos que isolar esta zona, até porque temos 47 passageiros em plena auto-estrada. Também pelo facto de o autocarro estar a ocupar a via da direita, o trânsito foi naturalmente cortado”, explicou fonte da GNR. As chamas foram combatidas no local por mais de uma dezena de elementos dos bombeiros de Ponte de Lima com três viaturas e uma ambulância. (Rádio Geice FM - Paulo Julião)

Comentários