V Festival Aquático da Cidade de Bragança

O rio Fervença, em Bragança, foi palco do 5º Festival Aquático de Música Popular, que decorreu no dia 05 de Julho, sobre o qual actuaram quatro grupos.
Numa organização do INATEL – Delegação de Bragança, o espectáculo realizado no Espaço Polis reuniu cerca de 1000 pessoas que, dispersas pelas margens do rio, assistiram à actuação dos grupos convidados, entre os quais: o Grupo de Bombos “Os Zíngaros” – Carrazeda de Ansiães; o Grupo de Cantares de Gebelim – Alfândega da Fé; o Grupo de Cantares “Os Rebelos do Douro” – Fontelas, Peso da Régua; e o “CANTORIAS” – Grupo de Cantares da Ass. de Vila Chã de Sá, Viseu.“Queremos reviver as tradições e cultura populares, pelo que este festival é um momento em que as pessoas se podem reunir”, explicou o delegado do INATEL – Bragança, Luís Ferreira. Para o responsável, o rio Fervença é o local mais digno para acolher este festival, uma vez que se alia a cultura ao tradicional e popular. “Era no rio em que as lavadeiras cantavam e criticavam a sociedade, onde se encontravam, sempre com alegria”, justificou Luís Ferreira.
Foi para o CANTORIAS uma oportunidade de levar pela primeira vez os seus cantares ao distrito de Bragança e logo numa organização de especial beleza como foi a sua actuação num palco montado em pleno rio Fervença.
A estátua do "carteiro", junto aos correios, que teimava em não largar a carta da mão...Houve tempo para o Grupo dar uma volta pela cidade de Bragança, visitando o centro histórico de Bragança bem como o seu castelo

O Espaço Polis, com o palco montado em pleno rio...

Foi no restaurante "O Académico", junto às piscinas municipais, que os grupos tiveram oportunidade de compor o estômago e também conviverem entre si.
Foi por volta das 21h que se iniciou o "V Festival Aquático da Cidade de Bragança", na chamada "Zona Polis", primeiro com uma arruada do Grupo de Bombos "Os Zíngaros" - Carrazeda de Ansiães, que terminou com uma passagem pelo palco montado em pleno rio Fervança Segui-se a actuação dos grupo de cantares: o Grupo de Cantares de Gebelim - Alfândega da Fé; o Grupo de Cantares "Os Rebelos do Douro" Fontelas - Peso da Régua e o CANTORIAS - Grupo de Cantares da Ass. de Vila Chã de Sá - Viseu.
Grupo de Bombos "Os Zíngaros" - Carrazeda de AnsiãesGrupo de Cantares de Gebelim - Alfândega da Fé

Grupo de Cantares "Os Rebelos do Douro" Fontelas - Peso da Régua

Fotografias do CANTORIAS em pleno rio Fervença, numa actuação onde "meteram água" por todos os lados, hehehe...
A animação foi constante, com o CANTORIAS a dar o mote enquanto os outros grupos actuavam...O espectáculo terminou com um fogo de artifício e com a promessa de um novo Festival Aquático para o próximo ano...

Comentários