Mensagens

Janeiras ao Primeiro-Ministro em São Bento

Imagem
Em dia de Reis, o CANTORIAS deslocou-se até ao Palácio de São Bento para cantar as Janeiras ao Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, e sua esposa, Laura, numa cerimónia onde também esteve presente o Ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

O CANTORIAS teve oportunidade de na escadaria do Palácio de São Bento interpretar as suas tradicionais Janeiras, recolhidas na sua terra, em Vila Chã de Sá, muito aplaudidas pelas entidades e instituições ali representadas.

Seguidamente, o Presidente da Freguesia, Prof. José Ernesto Silva, agradeceu a receção feita, de uma forma informal e amiga, destacando no seu discurso o papel da família como pilar da sociedade, o trabalho das Associações de Solidariedade Social e a sua função fundamental para o apoio às gentes das comunidades.

Estivem também presentes em São Bento Instituições de Resende e Cinfães, bem como o diretor da Segurança Social de Viseu, Dr. Joaquim Freitas, que se associou a este encontro.

No final, num ambiente de grande al…

Janeiras ao Presidente da Portugal Telecom

Imagem
Foi nas instalações da PT, no Espaço Andrade Corvo, que o CANTORIAS manifestou os seus votos de bom Ano Novo através dos seus Cantares de Janeiras aos colaboradores e à Administração da PT, presentes no evento, que decorreu durante o período do almoço.

A presença do Eng. Zeinal Bava, Presidente Executivo do Grupo Portugal Telecom, e membros da Administração, muito honrou o Grupo de Cantares CANTORIAS, do qual fazem parte 2 colaborades PT: o Rui Rodrigues, Maestro e Diretor Musical do Grupo e a Elisabete Dias, apresentadora oficial nas suas atuações.

Foram interpretados 3 cantigas de Janeiras: "Dia de Natal à Noite", alusiva ao Natal; "Aqui estamos nós", cantiga de ano novo com quadras dedicadas exclusivamente ao Eng. Zeinal Bava e sua família; e finalmente em dia de Reis, "Os 3 Reis do Oriente".

No final da sua apresentação, o CANTORIAS, por intermédio dos seus 2 elementos colaboradores da PT, juntamente com o Presidente da Freguesia de Vila Chã de Sá, ofer…

Cartaz do 8º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá

Imagem
Será no próximo dia 7 de Janeiro de 2012, pelas 21h00, que o CANTORIAS irá realizar o seu 8º Encontro de Cantares de Janeiras de Vila Chá de Sá, a realizar na escadaria da Igreja Matriz de São João Baptista. Se o tempo não o permitir, as Janeiras serão cantadas no salão das instalações da Associação.

O 8º Encontro de Cantares de Janeiras de Vila Chã Sá irá nesta edição contar com a participação dos seguintes grupos: - Grupo de Cantares da ACAB - Mangualde - Grupo de Cantares da Ass. de São Pedro de France- Viseu - Grupo de Cantares da Ass. de Santiago - Viseu - CANTORIAS - Grupo de Cantares da Ass. de Vila Chã de Sá - Viseu
Fica desde já o convite à todos os Vilachanenses e Amigos para aparecerem ao nosso Encontro!

26º Encontro de Janeiras da ACAB - Mangualde

Imagem
Foi na Igreja Matriz de Mangualde, conhecida também por Igreja de São Julião, que deriva de um pequeno monasterium estabelecido nesse lugar nos meados do séc. XII, que pelas 15h decorreu o 26º Encontro de Janeiras realizado pelo Grupo de Cantares da ACAB de Mangualde.

Os grupos convidados desfilaram desde o fundo da Igreja até a Capela-mor, onde aí apresentaram os seus tradicionais Cantares de Janeiras.

Parabéns à ACAB pela seu 26º Encontro de Janeiras que tão bem correu! Teremos o prazer de os receber também no nosso Encontro que se irá realizar já no próximo dia 7 de Janeiro!

O Grupo de Cantares da ACAB, de Mangualde,
foi o primeiro a levar aos presentes as suas Janeiras

Segui-se o grupo que veio de mais longe,
o Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto - Santo Tirso

Mais um grupo do norte, desta feita o
Rancho Folclórico de Paranhos - Porto

O CANTORIAS finalizou o 26º Encontro de Janeiras,
também ele iniciando as suas Janeiras
desde o fundo da Igreja até à Capela-mor

A interpretação das nos…

Por terras de Belver - Portalegre

Imagem
Foi na margem direita do Rio Tejo, no concelho de Gavião e distrito de Portalegre, que o CANTORIAS se deslocou até a povoação de Belver para participar no 22º Festival de Cantares organizado pelo Grupo de Cantares da terra: o "Guidintesta".

O CANTORIAS teve assim a oportunidade de pela primeira levar os seus cantares até ao distrito de Portalegre, aproveitando também a ocasião para visitar o Castelo de Belver, classificado como monumento nacional.

Fica uma palavra de agradecimento ao convite que nos foi feito pelo Grupo de Cantares de Belver, o "Guidintesta", e os parabéns pela organização do seu 22º Festival, muito bem valorizado pela qualidade dos grupos participantes!

Foi na casa do Sr. Raúl Faria,
um amante e colecionador de antiguidades e "velharias",
onde pela primeira vez praticamos o "bilhar russo" mas...
não conseguimos emburacar nenhuma bola...

As lembranças comemorativas
do 22º Festival de Cantares,
ofertadas aos grupos participantes…