Mensagens

II Barca Serrana - Encontro de Música Popular da Rebordosa

Imagem
A convite da Direcção da União Popular da Rebordosa, o CANTORIAS vai participar no evento cultural "II Barca Serrana - Encontro de Música Popular da Rebordosa", perto de Penacova, no dia 22 de Maio de 2011.
Fica o convite para um passeio no próximo fim de semana até a Rebordosa para também disfrutar de mais uma montra viva das nossas vivências e tradições populares!

Movelar 2011 - Feira do Móvel e Artigos para o Lar

Imagem
A Movelar – Feira do Móvel e utilidades para o Lar, animou o Pavilhão Multiusos de Viseu que decorreu de 30 de Abril a 8 de Maio.

A edição deste ano contou com cerca de 35 expositores, que apresentaram as mais recentes e variadas soluções em mobiliário e artigos de decoração para casa e jardim.

Esta edição de 2011 contou também com animação musical nos fins-de-semana, a qual se associou o CANTORIAS no dia de encerramento da Feira.

A animação durante a tarde de domingo foi uma constante
por todos os expositores no multiusos

O CANTORIAS finalizou a sua participação com
“Viseu Senhora da Beira” na entrada do pavilhão

A “Creparia” não teve descanso
para satisfazer as nossas… “Cantorias”
Mais informações em:
http://www.expovis.pt/

8º Aniversário da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça

Imagem
Foi no dia 7 de Maio de 2011 que o CANTORIAS se deslocou até Alcobaça para participar no concerto de comemoração do 8º Aniversário da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, realizado no Cineteatro daquela localidade, no qual também participou um grupo de rock local, cantando em português!, o “Meu e Teu”.

Foi uma experiência gratificante, um convívio social e cultural entre as nossas duas colectividades, onde se travaram fortes laços de amizade, com a saudade e esperança de futuros convívios entre os nossos dois grupos.

O CANTORIAS agradece a forma como foi recebido em Alcobaça e felicita a OTCA e todos quanto participaram e colaboraram no concerto de comemoração do seu VIII Aniversário.

Parabéns a OTCA, à sua direcção e a todos os seus elementos pela belíssima actuação que apresentaram em palco. Uma palavra especial de amizade e de felicitação ao Maestro Aníbal Freire, pelo trabalho que tem desenvolvido neste projecto que é a OTCA, desejando os maiores êxitos e felicidades na sua conti…

Comemorações do 25 de Abril em Vila Chã de Sá

Imagem
Foi em Vila Chã de Sá que no dia 6 de Maio se realizou uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, dedicada ao 25 de Abril, realizada no Edifício Multiusos da Nossa Freguesia, situado no Parque Desportivo e de Lazer da Pedra de Águia.

Estiveram Presentes, o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henrique, secretariado pela Sra. Dra. Paula Cristina e Enfermeiro Dias, o sr. Presidente da Câmara Dr. Fernando Ruas e respectivos Vereadores, Presidentes das Freguesias do concelho, autoridades oficiais, representantes de todos os serviços instalados em Viseu, Assembleia de Freguesia, Associações locais, bem como outros convidados da Nossa Terra.

O CANTORIAS teve oportunidade de abrir a sessão com alguns dos seus temas tradicionais, no âmbito desta sessão especial das comemorações do 25 de Abril.

Esta cerimónia decorreu com muita dignidade, o Sr. Presidente da Freguesia Prof. José Ernesto, deu as boas vindas aos presentes, agradeceu a todos a participação …

CANTORIAS na Rota do Rancho 2011

Imagem
O CANTORIAS foi um dos grupos convidados para animar alguns dos restaurantes que aderiram a edição 2011 da "Rota do Rancho", que decorreu de 29 de Abril a 1 de Maio, numa organização da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Comercial do Distrito de Viseu.
Os Viseenses e visitantes foram convidados a descobrir o sabor do Rancho tradicional à moda de Viseu, prato histórico da cozinha regional, que foi servindo por cerca de uma trintena de restaurantes da cidade, com o qual se juntou música e animação de rua.

Mais informações em:
http://www.rotadorancho.com/

Dia Mundial da Conscencialização do Autismo

Imagem
A convite da APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu, o CANTORIAS associou-se as comemorações do Dia Mundial do Autismo, em que também participaram o Rancho Folclórico "Flor do Dão" da Lageosa do Dão - Tondela e o Rancho Folclórico de Cubos - Mangualde.

Entre as 10h e as 17h desenvolveram-se um grande leque de actividades no Rossio entre as quais se destacaram actuações musicais diversificadas; actividades de desporto de Aventura, ateliers de pintura; palhaços e animações; feira de produtos naturais; etc.

Este ano a APPDA decidiu aliar-se ao pedido feito Federação e pelo Autismo Europa desejando que a cidade de Viseu conste da alista de cidades que se iluminaram de azul pela Consciencialização do Autismo.


O dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Em 2010 vários monumentos e grandes construções…

Tomada de posse da nova Direção da Associação para o triénio 2011-2013

Imagem
Nas instalações da Associação de S.S.R.D. de Vila Chã de Sá, tomou posse no dia 26 de Fevereiro de 2011, pelas 21h00, a nova direção eleita para o triénio 2011-2013. Foi perante os sócios que compareceram ao acto oficial que foi lido a acta para a tomada de posse da nova direção, presidida pelo António José Ferreira. A Junta de Freguesia fez-se representar pelo seu Presidente, o Professor José Ernesto e também a Câmara Municipal de Viseu, pelo seu Vice-presidente Dr. Américo Nunes.
O CANTORIAS deseja à direção eleita as maiores felicidades para este novo mandato, com a certeza que continuará a contar com o seu Grupo de Cantares e outras valências da Associação para dignificar e levar bem longe o nome de Vila Chã de Sá!

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá,
Prof. José Ernesto, na leitura da acta para a tomada
de posse da nova direção para o triénio 2011-2013.
No fundo da imagem, da esquerda para a direita:
- O Presidente, António José Ferreira; - O Vice-presidente, Ant…

25º Encontro de Janeiras em Arouca

Imagem
Foi no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários de Arouca que no dia 15 de Janeiro de 2011, pelas 21h30, se iniciou o 25º Encontro de Janeiras de Arouca, numa organização da Associação "Orfeão de Arouca", com os apoios da Câmara Municipal de Arouca, da Junta de Freguesia, do Crédito Agrícola, dos Bombeiros Voluntários de Arouca, do "Pão de Ló de Arouca", do "António Florista" e da imprensa local.
Os grupos convidados foram recebidos na Câmara Municipal de Arouca, ao qual se seguiu um jantar convívio entre os participantes.
Por volta das 21h00, os grupos desfilaram pela Av. 25 de Abril em direcção ao Salão de Festas dos Bombeiros Municipais, local da realização do 25º Encontro de Janeiras.


Fernando Correia de Oliveira, do Orfeão de Arouca,
na apresentação do 25º Encontro de Janeiras

A Escola de Música de Moldes - Arouca,
abriu o Encontro de Janeiras
O Grupo de Cantares "Camponeses" de
Aldeia do Bispo - Guarda


O Grupo Recreativo e Cultural do Lour…

12º Encontro de Cantares de Janeiras em Nelas

Imagem
Foi pelas 15h00 do dia 9 de Janeiro de 2011, que no velhinho mas acolhedor e simpático Cine-Teatro de Nelas, a Associação Recreativa e Cultural de Santo António do Bairro da Igreja de Nelas realizou o seu 12º Encontro de Cantadores de Janeiras. O público encheu por completo o espaço, no qual puderam ouvir as "Janeiras" dos grupos participantes neste 12º Encontro. O espectáculo contou com a participação das "Estrelinhas de Nelas", que em conjunto com o grupo da casa, o "Grupo de Cantares de Janeiras da Ass. de Santo António do Bairro da Igreja", abriram a tarde cultural. Seguiu-se um jantar convívio entre os Grupos participantes na sede da Associação, confeccionado e servido por colaboradores e sócios.
As "Estrelinhas" de Nelas abriram
o 12º Encontro de Cantares de Janeiras (e que bem que brilharam!!!)

O Grupo de Cantares de Janeiras
da Associação de Sto António do Bairro da Igreja
também se juntou às "Estrelinhas"!

O Rancho Folclórico "R…