Mensagens

Cantorias: Prémio Anim'Arte Tradição 2009!!!

Imagem
Foi no Auditório Mirita Casimiro, em Viseu, que decorreu no dia 12 de Junho, pelas 21h30, a Gala Anim’Arte, na qual foram atribuídos os prémios relativos ao ano de 2009, numa cerimónia oficial que contou este ano com 22 premiados.

A Revista Anim’Arte é um projecto editorial do GICAV que, ao longo dos últimos 18 anos, tem prosseguido um dos seus objectivos prioritários através da divulgação de projectos culturais e artísticos, quer colectivos, quer individuais, que as Associações e Artistas do Distrito de Viseu (e não só) realizam e por direito próprio, merecem ser publicitados junto de um público mais vasto. Por outro lado, tem pugnado pela dignificação dos Dirigentes Associativos, como agentes de desenvolvimento local e regional, retirando muita gente do anonimato e anualmente homenageados através dos Prémios Anim’arte – um reconhecimento público do trabalho realizado por todo o tipo de agentes culturais.

A abertura da gala coube ao "Cantorias"
que teve oportunidade de apre…

Festival dos Movimentos, Obras e Associações da Igreja

Imagem
Decorreu, no passado dia 6, na Mata do Fontelo, o Festival dos Movimentos Diocesanos, manifestação da dinâmica e da valia da riqueza que os Movimentos de Igreja são na nossa diocese. O dia anunciava-se de festa, com o Grupo de Gaitas de Foles “Girafoles” e o Grupo de Bombos “Os Maravilhas” a percorrerem as ruas da cidade, logo pela manhã.

O Grupo de Bombos "Os Maravilhas"
Grupo de Gaita de Foles "Girafoles"

A iniciativa foi dinamizada pela comissão que representa os Movimentos no Conselho Pastoral e pretendia ser uma oportunidade para todos o Movimentos, Obras e Associações se conhecerem melhor e conhecerem o trabalho que desenvolvem na diocese.
Numa Tenda da Oração, esteve exposto o Santíssimo, significando o centro de atracção e de dinamização do trabalho pastoral específico de cada Movimento. Também a juventude tinha a sua tenda, como espaço de criatividade, tal como a pequenada dispôs de um espaço, onde era acolhida por responsáveis que orientavam as actividad…

Janeiras ao Bispo da Diocese de Viseu

Imagem
O CANTORIAS levou os seus Cantares Tradicionais de Janeiras ao Bispo da nossa Diocese, D.Ilídio Pinto Leandro, que acolheu o grupo com alegria. Foi no interior do Seminário, junto à beleza arquitectónica da “Escadaria Suspensa” e à belíssima imagem de “Nossa Senhora da Esperança”, que foram interpretados dois temas de Janeiras: um de Reis e outros de Boas Festas, este último com quadras alusivas à sua pessoa.

O Bispo D.Ilídio agradeceu os cantares e os votos de um Bom Ano Novo, valorizando a tradição dos Cantares de Janeiras e reconhecendo o valor do próprio grupo. Seguiu-se um momento de convívio entre todos com a partilha de um lanche e uma pequena visita ao Seminário.

6º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá

Imagem
Foi na 6a Feira dia 8 de Janeiro de 2010 que se realizou o 6º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá, numa organização do Grupo de Cantares Cantorias, com o apoio do Governo Civil do Distrito de Viseu, da Câmara Municipal de Viseu, do INATEL e da Junta de Freguesia local.

Após o jantar-convívio que se realizou nas instalações da Associação local, os grupos participantes encaminharam-se para o Salão Paroquial onde se realizou o 6º Encontro de Janeiras, abrigando-se do imenso frio que se fez sentir nessa noite. Os Vilachanenses e populações vizinhas não deixaram de comparecer enchendo por completo o salão, este ano renovado para acolher este evento cultural.
Participaram no 6º Encontro de Janeiras: a Tuna Regional do Centro Social de Orgens - Viseu; o Grupo Cultural "OS MEDROENSES" de Santa Marta de Penaguião - Vila Real; o Rancho Folclórico "VERDE GAIO" de Lordosa - Viseu e o grupo da casa, o Grupo de Cantares "CANTORIAS" de Vila Chã de Sá - Viseu.
O Grupo…

CANTORIAS cantou as "Janeiras" no Palácio de Belém ao Presidente da República

Imagem
Foi em dia de Reis que se escreveu um dos momentos mais marcantes e honrosos da história do Grupo de Cantares Cantorias da Associação de Vila Chã de Sá. No Palácio de Belém, na “Sala das Bicas”, o grupo presenteou o Presidente da República e a Primeira-dama com os seus Tradicionais Cantares de Janeiras.
Para a ocasião foram escolhidas duas canções de Janeiras, ambas recolhidas em Vila Chã de Sá. A primeira, uma canção de Reis “Os Três Reis do Oriente”, alusiva ao dia festivo, e a segunda “Ó Lindo Cravo”, com quadras de boas festas a toda a família presidencial e versos dedicados ao Presidente da República, Primeira-dama e filhos.

Também o Grupo de Cantares de Janeiras "Os Amigos" da Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água (Albufeira) e o Grupo Coral "Da Capo" de Carcavelos (Cascais), marcaram presença para cantar as suas Janeiras, grupos com os quais foram criados laços de amizade e a certeza de nos voltarmos a encontrar em futuras ocasiões.

No final da a…