Mensagens

Janeiras ao Bispo da Diocese de Viseu

Imagem
O CANTORIAS levou os seus Cantares Tradicionais de Janeiras ao Bispo da nossa Diocese, D.Ilídio Pinto Leandro, que acolheu o grupo com alegria. Foi no interior do Seminário, junto à beleza arquitectónica da “Escadaria Suspensa” e à belíssima imagem de “Nossa Senhora da Esperança”, que foram interpretados dois temas de Janeiras: um de Reis e outros de Boas Festas, este último com quadras alusivas à sua pessoa.

O Bispo D.Ilídio agradeceu os cantares e os votos de um Bom Ano Novo, valorizando a tradição dos Cantares de Janeiras e reconhecendo o valor do próprio grupo. Seguiu-se um momento de convívio entre todos com a partilha de um lanche e uma pequena visita ao Seminário.

6º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá

Imagem
Foi na 6a Feira dia 8 de Janeiro de 2010 que se realizou o 6º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá, numa organização do Grupo de Cantares Cantorias, com o apoio do Governo Civil do Distrito de Viseu, da Câmara Municipal de Viseu, do INATEL e da Junta de Freguesia local.

Após o jantar-convívio que se realizou nas instalações da Associação local, os grupos participantes encaminharam-se para o Salão Paroquial onde se realizou o 6º Encontro de Janeiras, abrigando-se do imenso frio que se fez sentir nessa noite. Os Vilachanenses e populações vizinhas não deixaram de comparecer enchendo por completo o salão, este ano renovado para acolher este evento cultural.
Participaram no 6º Encontro de Janeiras: a Tuna Regional do Centro Social de Orgens - Viseu; o Grupo Cultural "OS MEDROENSES" de Santa Marta de Penaguião - Vila Real; o Rancho Folclórico "VERDE GAIO" de Lordosa - Viseu e o grupo da casa, o Grupo de Cantares "CANTORIAS" de Vila Chã de Sá - Viseu.
O Grupo…

CANTORIAS cantou as "Janeiras" no Palácio de Belém ao Presidente da República

Imagem
Foi em dia de Reis que se escreveu um dos momentos mais marcantes e honrosos da história do Grupo de Cantares Cantorias da Associação de Vila Chã de Sá. No Palácio de Belém, na “Sala das Bicas”, o grupo presenteou o Presidente da República e a Primeira-dama com os seus Tradicionais Cantares de Janeiras.
Para a ocasião foram escolhidas duas canções de Janeiras, ambas recolhidas em Vila Chã de Sá. A primeira, uma canção de Reis “Os Três Reis do Oriente”, alusiva ao dia festivo, e a segunda “Ó Lindo Cravo”, com quadras de boas festas a toda a família presidencial e versos dedicados ao Presidente da República, Primeira-dama e filhos.

Também o Grupo de Cantares de Janeiras "Os Amigos" da Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água (Albufeira) e o Grupo Coral "Da Capo" de Carcavelos (Cascais), marcaram presença para cantar as suas Janeiras, grupos com os quais foram criados laços de amizade e a certeza de nos voltarmos a encontrar em futuras ocasiões.

No final da a…

Janeiras no Centro Comercial Palácio do Gelo

Imagem
Foi no fim de semana do dia 2 de Janeiro, que pelas 17 horas o Cantorias animou o Centro Comercial Palácio do Gelo de Viseu com os seus cantares de Janeiras, alusivos à quadra natalícia que se está a atravessar. Num dia onde a afluência de visitantes foi muita, aproveitando o fim de semana festivo do início do ano, as pessoas puderam ouvir durante o final de tarde os cantares de Janeiras que se fizeram escutar por todos os pisos do Centro Comercial.

Esta iniciativa, numa colaboração conjunta do Grupo de Cantares Cantorias e do Centro Comercial Palácio do Gelo, revelou-se um sucesso, ficando já a espectativa de novas colaborações culturais entre as duas entidades.

Janeiras de porta em porta em Vila Chã de Sá

Imagem
Com o intuito de preservar e divulgar a tradição da nossa cultura e identidade popular, o Cantorias manteu viva a tradição de cantar as Janeiras de porta em porta na sua aldeia em Vila Chã de Sá. A tradição é revivida todos os anos pelo grupo desejando as boas festas à população local, brindando-a com músicas alusivas ao nascimento do menino Jesus, ao Ano Novo e ao dia de Reis.
Apesar dos diversos compromissos do Cantorias em vários Encontros de Janeiras no distrito de Viseu, os dias escolhidos para presentear os Vilachanenses foram o Dia de Natal e o Primeiro de Janeiro.
Foi com prazer que todas as portas da aldeia se abriam na passagem do Cantorias, agradecendo os cânticos entoados e contribuindo também com uma ajuda monetária para as actividades do Grupo de Cantares durante o ano.
Além do "cantar de porta em porta" e dos Encontros de Janeiras, oCantorias tem agendado também visitas em Instituições de Solidariedade Social e outras entidades, como por exemplo lares de tercei…

10 Milhões de Estrela - Um gesto pela Paz

Imagem
Numa iniciativa da Cáritas Portuguesa e das diversas Cáritas Diocesanas, decorreu a operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" que este ano, a título excepcional, visa ajudar aqueles que de um momento para o outro ficaram sem meios de subsistência por causa da alarmante vaga de desemprego.

Esta acção volta a desafiar todos os cidadãos portugueses, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas, a adquirirem e a acenderem no próximo Natal, uma vela da Cáritas, símbolo do desejo de Paz para o Mundo.
A Cáritas Diocesana de Viseu encarregou-se da venda de velas e sensibilização das Paróquias e Escolas para o evento. Foi no Rossio, na rua Formosa e no Hiper Comercial Continente que foi feita a divulgação e sensibilização da campanha e venda das velas. A manisfestação pública do evento decorreu no dia 19 de Dezembro, na escadaria da Igreja dos Terceiros - Rossio, com a presença do Senhor Bispo de Viseu e representantes do Governo Civil, Câmara Municipal…

Cartaz do 6º Encontro de Janeiras em Vila Chã de Sá

Imagem
Já está definido o cartaz do "6º ENCONTRO DE JANEIRAS" de Vila Chã de Sá. Está marcado para o dia 8 de Janeiras de 2010, 6ª Feira, pelas 21h30, este ano com a participação dos seguintes grupos: Tuna Regional do Centro Social de Orgens - Viseu Grupo Cultural "OS MEDROENSES" de Santa Marta de Penaguião - Vila Real Rancho Folclórico "VERDE GAIO" de Lordosa - Viseu Grupo de Cantares "CANTORIAS" de Vila Chã de Sá - Viseu Contámos com todos para que esta iniciativa seja mais um êxito em Vila Chã de Sá e na sua freguesia!

Cantorias na "Rota do Rancho"

Imagem
Foi com um "sabor" especial que o CANTORIAS marcou presença na inauguração do evento "Rota do Rancho - Sabores Tradicionais" que se realizou em Viseu no fim de semana de 30 de Outubro a 1 de Novembro.

Promovida pela Associação Comercial do Distrito de Viseu, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Viseu, o Mais Centro, a QREN e a União Europeia, o evento contou também com passatempos, prémios, animação de rua, baile de máscaras de halloween e um concurso de montras.

A "Rota do Rancho - Sabores tradicionais" foi também alvo de cobertura televisiva por parte da RTP 1, no programa diário "Portugal em directo" na emissão de 02 de Novembro, onde também o CANTORIAS fez uma breve aparição.


A história do "rancho", uma receita à moda de Viseu, o seu valor nutricional e outras informações podem ser encontradas no site: http://www.rotadorancho.com/.

Festa da Solidariedade em Viseu

Imagem
Depois de Lisboa e Barcelos, foi em Viseu que decorreu a “Festa da Solidariedade 2009”.

Foi esta Sexta-feira que "Chama da Solidariedade” chegou ao Rossio, numa cerimónia de recepção que decorreu frente à Câmara Municipal de Viseu.

A Festa da Solidariedade é promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e reúne dirigentes, colaboradores, utentes, familiares e amigos das IPSS.

O CANTORIAS associou-se aos festejos desta festa, por intermédio da Associação a que pertence, também ela uma IPSS, na recepção da “Chama da Solidariedade” no Rossio e também no Sábado, onde fez o encerramento da “Festa da Solidariedade 2009” no palco da Feira de S. Mateus.

Desfilaram diversos agrupamentos musicais ligados eles também à Instituições Particulares de Solidariedade Social. Foram cerca de quatro dezenas as actuações que animaram o palco durante todo o dia e no recinto estiveram em exposição mais de trinta stands.

Intercâmbio com a Tuna da Casa do Povo de Machico (31 de Agosto a 4 de Setembro)

Imagem
Foi a vez do CANTORIAS receber na semana de 31 de Agosto até 4 de Setembro, a "Tuna da Casa do Povo de Machico", da Madeira, no âmbito do intercâmbio cultural entre as duas colectividades. Foram 5 dias magníficos, que nos deixam grande saudade, e com a promessa de nos voltarmos a encontrar o mais breve possível...

Dia 1

Recepção na Câmara Municipal de Viseu
A recepção ao Grupo de Machico decorreu no Salão Nobre
da Câmara Municipal de Viseu

O Presidente da C.M.Viseu, Dr. Fernando Ruas,
teve o prazer de dar as boas vindas
às gentes da Madeira,
juntamente com o Prof. José Ernesto
(presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá)
e o Rui Rodrigues (director artístico do CANTORIAS)

O Prof. Manuel Spínola, Presidente da Casa do Povo de Machico,
em conversa com o Prof. José Ernesto e o Dr. Fernando Ruas

Passeio pelo centro da Cidade de Viseu

Após um passeio pela Feira Semanal, Rua Direita,
Rossio e Parque Aquilino Ribeiro, foi tirada a
"fotografia de família" na escadaria da