Mensagens

CANTORIAS no "Especial Páscoa" da RTP!

Imagem
No decorrer das férias escolares da Páscoa, os programas "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração", dão origem a Edições especiais: Especial Páscoa. Coube à cidade de Viseu receber a edição do dia 8 de Abril, numa transmissão em directa realizada na zona história no Adro da Sé Catedral. Foi com prazer que o CANTORIAS respondeu de forma positiva ao convite que nos foi dirigido pela RTP para dar a conhecer os cantares da nossa região. Podemos assim dar a conhecer ao público presente e a todos os telespectadores da RTP o Grupo de Cantares CANTORIAS e a nossa Aldeia e Freguesia de Vila Chã de Sá. O nosso obrigado a toda a produção da RTP, em especial à Maria José Vilas Boas, a quem agradecemos a oportunidade que nos deu para a nossa partição neste "Especial Páscoa". Também ao Jorge Gabriel, pelo seu profissionalismo, a sua simpatia e o a vontade e confiança que nos deu para esta nossa actuação em directo! E já agora, obrigado também ao Filipe Ferreira, o nos…

"Pelos Caminhos de Portugal" na Rádio Soberania

Imagem
Foi com prazer que a convite da "Rádio Soberania", por intermédio do nosso amigo Augusto Silva, apresentador do programa "Pelos Caminhos de Portugal" naquela rádio, que o CANTORIAS se deu a conhecer para os ouvintes daquela estação.

Foi também uma oportunidade de darmos a conhecer o nosso Grupo no distrito de Aveiro, neste programa que é transmitido em directo todos os Sábados entre as 10h e as 12h.

O Rui Rodrigues e o apresentar do porgrama Augusto Silva
. Vários foram os temas que que foram divulgados e discutidos sobre o CANTORIAS como o seu historial, actuações, prémios, elementos, reportório,... sempre intervalados com as músicas do nosso CD "Ora Vá de Cantar!". Foi também dado a conhecer a nossa aldeia Vila Chã de Sá, a sua Freguesia, as actividades e "forças vivas"aí existentes.
A nossa participação terminou com o agradecimento a todos os ouvintes da Rádio Soberania, com a promessa de nos voltarmos a encontrar para podermos dar a conhecer mai…

X Encontro de Música Popular de Manteigas

Imagem
Foi no auditório do Centro Cívico de Manteigas que o CANTORIAS participou no X Encontro de Música Popular, numa organização do Grupo de Cantares da casa, "Os Narcisos".

Os grupos convidados foram presenteados com um belíssimo jantar servido no Restaurante Santa Luzia, o qual felicitamos pela ementa típica da região que nos foi servida, na qual destacamos as "migas de pão"!

Por volta das 21h30 iniciou-se o "X Encontro de Música Popular" com a actuação dos grupos: - Grupo de Cantares "Mondeguinho" - Cativelos - Seia - Grupo de Cantares "Cantorias" - Vila Chã de Sá - Viseu - Grupo de Cantares da Meimoa - Penamacor - Grupo de Música Popular "Os Narcisos" - Manteigas
Foi com a peça "Cantares e Tradições da Beira Alta", peça já premiada a nível nacional, que o CANTORIAS se apresentou em palco, na qual retrata alguns géneros de cantares da sua região, como os instrumentais das antigas tunas, os cantares de trabalho, de amo…

CANTORIAS presente no "Natal Penicheiro 2008"

Imagem
Foi a convite do Município de Peniche que o CANTORIAS se deslocou até esta cidade pertencente ao distrito de Leiria, para recriar a tradição do cantar das Janeiras no âmbito do programa cultural “Natal Penicheiro 2008”.

Esta iniciativa cultural enquadra-se nesta época natalícia onde o Município de Peniche, a Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP) e a Associação de Desenvolvimento Local de Peniche (ADEPE) assinalam esta quadra com diversas actividades que começaram no dia 1 de Dezembro e se prolongam até ao dia 06 de Janeiro.

Coube ao CANTORIAS recriar a tradição das Janeiras, espectáculo que se realizou no Auditório do Edifício Cultural da C.M.Peniche, onde também foi apresentado um “Presépio Vivo” numa encenação de um grupo de teatro local.

Foi apresentada ao público presente no auditório a peça musical “Janeiras – A tradição de um povo”, da autoria do próprio CANTORIAS, à qual se seguiram também cantares de janeiras e outros temas tradicionais …

XI Encontro de Cantadores de Janeiras no Sátão

Imagem
Numa organização do Grupo de Recolha e Divulgação de Música Popular do Sátão "Zaatam", realizou-se o XI Encontro de Cantadores de Janeiras na Igreja de Santa Maria, no Sátão. O CANTORIAS respondeu ao convite que lhe foi feito e apresentou os seus cantares de janeiras naquela localidade.
Obrigado ao "Zaatam" pelo convite que nos foi feito e também pela belíssima actuação que tiveram no nosso 5º Encontro de Janeiras realizado na nossa terra em Vila Chã de Sá!
O nosso abraço também para os outros grupos que participaram neste encontro: O Grupo de Cavaquinhos de Mazarefes de Viana do Castelo e o Grupo Cultural "Os Medroenses" de Santa Marta de Penaguião!

5º Encontro de Janeiras foi um sucesso!

Imagem
Foi num salão completamente esgotado que se realizou o 5º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá, numa organização do Grupo de Cantares CANTORIAS da Ass. de Vila Chã de Sá, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e do INATEL - Delegação do Distrito de Viseu.
Devido ao mau tempo que se fez sentir na hora do Encontro, o espectáculo foi transferido para o Salão Paroquial que se mostrou pequeno para receber o público presente.

Os Grupos tiveram oportunidade de confraternizar entre si no jantar servido no pavilhão da Associação S.S.R.C. de Vila Chã de Sá. Fica desde já o agradecimento às funcionárias que colaboraram no jantar, ajudadas por todos os elementos do CANTORIAS.
As nossas cozinheiras que prepararam um excelente jantar!
Os nossos homens trajados a rigor para ajudar nas mesas!

Foi por volta das 21h30 que se inicou o 5º Encontro de Janeiras, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu Dr. Américo Nunes, do Presidente da Ju…

5º Encontro de Janeiras em Vila Chã de Sá

Imagem
É no dia 2 de Janeiro de 2009, pelas 21h30, na escadaria da Igreja Paroquial, que se vai realizar o 5º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá, numa organização do CANTORIAS com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e do INATEL Delegação de Viseu.
Este ano os Grupos convidados são: =Associação de Recolha e Divulgação da Música Popular do Sátão "ZAATAM" - Sátão =Grupo de Cantares da Casa do Povo de Lobão da Beira - Tondela =Rancho Folclórico de Gumirães - Viseu e finaliza o espectáculo o grupo da casa: =Grupo de Cantares "CANTORIAS" da Ass. de Vila Chã de Sá - Viseu Fica desde já o convite para todos os que apreciam esta tradição popular que é o de "Cantar as Janeiras..."

CANTORIAS no "Você na TV!" da TVI

Imagem
Foi no feriado de 1 de Dezembro, dia da Restauração da Independência, que o CANTORIAS deslocou-se aos estúdios da TVI, em Queluz de Baixo, para participar no programa da manhã “Você na TV!”, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.

Foi uma experiência nova para todo grupo visto ser a primeira vez que actua na TVI mas também por ser numa transmissão directa em estúdio. Tivemos a oportunidade de conhecer ao vivo não só os apresentadores, o Goucha e a Cristina, como também todo o staff que está por detrás da produção de um programa televisivo deste género.
Foi por volta das 11 horas, ao fechar a primeira parte do programa, que o CANTORIAS se apresentou pela sua porta-voz Beta e o seu responsável musical Rui Rodrigues, interpretando de seguida o tema “A tua Saia ó Ana”.Foram muitos os contactos recebidos dando ao grupo os Parabéns pela sua actuação, pelo que fica o agradecimento a todos quanto viram e apoiaram o CANTORIAS na sua passagem pela TVI.
Um muito obrigado ao Luís, o…