Mensagens

Festival Internacional de Música Tradicional de Vila Chã de Sá

Imagem
No âmbito do programa das Festas do Povo de Vila Chã de Sá, realizou-se na tarde de domingo o I Festival Internacional de Música Tradicional. Tratou-se de uma organização conjunto da Comissão de Festas 2008 e do grupo local, o grupo de cantares CANTORIAS.
Apesar de ser a primeira vez que uma organização deste género é realizada em Vila Chã de Sá, foi com satisfação que se verificou que a tenda de circo montada no campo de futebol local onde desfilaram os grupos convidados se encontrou completamente esgotada!
O espectáculo iniciou-se por volta das 16h, e tiveram oportunidade de dar a conhecer a sua música e cantares os grupos:
Grupo de Cavaquinhos de Molelos
Tunanova de Passos de Silgueiros
Grupo de Cantares Terras de Tomás Ribeiro de Parada de Gonta
Grupo de Cantares CANTORIAS de Vila Chã de Sá
Grupo Folclórico LASOWIACY de Stalowa Walo - Polónia
Foi um festival onde se destacou o grupo convidado da Polónia, que deslumbrou o público com os seus dançares e trajes característicos desse paí…

V Festival Aquático da Cidade de Bragança

Imagem
O rio Fervença, em Bragança, foi palco do 5º Festival Aquático de Música Popular, que decorreu no dia 05 de Julho, sobre o qual actuaram quatro grupos.
Numa organização do INATEL – Delegação de Bragança, o espectáculo realizado no Espaço Polis reuniu cerca de 1000 pessoas que, dispersas pelas margens do rio, assistiram à actuação dos grupos convidados, entre os quais: o Grupo de Bombos “Os Zíngaros” – Carrazeda de Ansiães; o Grupo de Cantares de Gebelim – Alfândega da Fé; o Grupo de Cantares “Os Rebelos do Douro” – Fontelas, Peso da Régua; e o “CANTORIAS” – Grupo de Cantares da Ass. de Vila Chã de Sá, Viseu.“Queremos reviver as tradições e cultura populares, pelo que este festival é um momento em que as pessoas se podem reunir”, explicou o delegado do INATEL – Bragança, Luís Ferreira. Para o responsável, o rio Fervença é o local mais digno para acolher este festival, uma vez que se alia a cultura ao tradicional e popular. “Era no rio em que as lavadeiras cantavam e criticavam a socie…

IV Festival de Música Tradicional da Aldeia de Santa Margarida

Imagem
Foi no recinto de festas da simpática Aldeia de Santa Margarida, concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, que se realizou o IV Encontro de Música Tradicional e onde o CANTORIAS levou as suas músicas em representação do distrito de Viseu, numa organização do Grupo de Cantares de Santa Margarida.
Após um jantar onde os grupos poderam também conviver entre si, o encontro inicou-se por volta das 21h00, num atraso que se deveu também ao jogo do Europeu Portugal-Turquia, com uma vitória saborosa da Selecção de todos nós que também serviu para animar e embelezar este IV Encontro de Música Tradicional.
A seguir-se ao jantar as pessoas juntaram-se para vibrar e dar o seu apoio a Selecção Nacional que se encontrava àquela hora a jogar com a Turquia (vitória por 2-0!!!).
Depois de um pequeno desilfe e de uma passagem inicial dos grupos convidados pelo palco, coube as entidades presentes a inauguração do festival com umas breves palavras de agradecimento aos grupos participantes e a t…

Homenagem à Selecção Nacional!

Imagem
Foi com muita honra que o CANTORIAS foi um dos três grupos musicais que tiveram oportunidade de estar presentes na festa de homenagem à Selecção Nacional de Futebol realizado no Teatro Viriato de Viseu.

A Selecção de todos nós tem vindo a realizar o seu estágio de preparação para o Euro 2008 na nossa cidade de Viseu e a ocasião foi aproveitada pelo município de para prestar homenagem à Selecção Nacional e também ao Cristiano Ronaldo como melhor jogador português no estrangeiro. Destaques ainda para a apresentação dos novos fatos da Selecção criados pela estilista Fátima Lopes e da nomeação de Figo e de Fernando Couto como novos embaixadores da Selecção Portuguesa de Futebol.
Foi notória também a segurança que envolveu não só os jogadores da Selecção Nacional mas também o CANTORIAS...

Não foi fácil estacionar as nossas carrinhas mas com a ajuda e compreensão das autoridades locais lá conseguimos um lugarzinho perto do teatro... (não fosse o senhor polícia elemento do grupo... hehehe...)

30º Aniversário do Rancho Folclórico de Parada de Gonta

Imagem
Foi num ambiente de festa e convívio que se comemorou o 30º Aniversário do Rancho Folclórico de Parada de Gonta. A comemoração inicou-se com um almoço servido a todos os amigos e familiares do Rancho, bem como às entidades presentes da C.M. de Tondela e da Junta de Freguesia local.
Depois de um bom e farto almoço, que teve a colaboração de todos os elementos do Rancho desde à cozinha ao servir nas mesas, seguiu-se uma tarde cultural com a participação do Grupo de Cantares "Terras de Tomás Ribeiro", do CANTORIAS e, como não poderia deixar de ser, finalizada com o grupo da casa: o Rancho Folclórico de Parada de Gonta. A actuação do Rancho serviu não só para os mais velhos se exibirem com a habitual qualidade dos seus cantares e dançares mas também para mostrar ao público as jovens promessas que se iniciaram este ano nesta arte que é a de representar, divulgar e preservar as tradições da nossa terra.
No final da actuação, todos os elementos do Rancho foram homenageados e foi-lhes…