Mensagens

IV Festival de Música Tradicional da Aldeia de Santa Margarida

Imagem
Foi no recinto de festas da simpática Aldeia de Santa Margarida, concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, que se realizou o IV Encontro de Música Tradicional e onde o CANTORIAS levou as suas músicas em representação do distrito de Viseu, numa organização do Grupo de Cantares de Santa Margarida.
Após um jantar onde os grupos poderam também conviver entre si, o encontro inicou-se por volta das 21h00, num atraso que se deveu também ao jogo do Europeu Portugal-Turquia, com uma vitória saborosa da Selecção de todos nós que também serviu para animar e embelezar este IV Encontro de Música Tradicional.
A seguir-se ao jantar as pessoas juntaram-se para vibrar e dar o seu apoio a Selecção Nacional que se encontrava àquela hora a jogar com a Turquia (vitória por 2-0!!!).
Depois de um pequeno desilfe e de uma passagem inicial dos grupos convidados pelo palco, coube as entidades presentes a inauguração do festival com umas breves palavras de agradecimento aos grupos participantes e a t…

Homenagem à Selecção Nacional!

Imagem
Foi com muita honra que o CANTORIAS foi um dos três grupos musicais que tiveram oportunidade de estar presentes na festa de homenagem à Selecção Nacional de Futebol realizado no Teatro Viriato de Viseu.

A Selecção de todos nós tem vindo a realizar o seu estágio de preparação para o Euro 2008 na nossa cidade de Viseu e a ocasião foi aproveitada pelo município de para prestar homenagem à Selecção Nacional e também ao Cristiano Ronaldo como melhor jogador português no estrangeiro. Destaques ainda para a apresentação dos novos fatos da Selecção criados pela estilista Fátima Lopes e da nomeação de Figo e de Fernando Couto como novos embaixadores da Selecção Portuguesa de Futebol.
Foi notória também a segurança que envolveu não só os jogadores da Selecção Nacional mas também o CANTORIAS...

Não foi fácil estacionar as nossas carrinhas mas com a ajuda e compreensão das autoridades locais lá conseguimos um lugarzinho perto do teatro... (não fosse o senhor polícia elemento do grupo... hehehe...)

30º Aniversário do Rancho Folclórico de Parada de Gonta

Imagem
Foi num ambiente de festa e convívio que se comemorou o 30º Aniversário do Rancho Folclórico de Parada de Gonta. A comemoração inicou-se com um almoço servido a todos os amigos e familiares do Rancho, bem como às entidades presentes da C.M. de Tondela e da Junta de Freguesia local.
Depois de um bom e farto almoço, que teve a colaboração de todos os elementos do Rancho desde à cozinha ao servir nas mesas, seguiu-se uma tarde cultural com a participação do Grupo de Cantares "Terras de Tomás Ribeiro", do CANTORIAS e, como não poderia deixar de ser, finalizada com o grupo da casa: o Rancho Folclórico de Parada de Gonta. A actuação do Rancho serviu não só para os mais velhos se exibirem com a habitual qualidade dos seus cantares e dançares mas também para mostrar ao público as jovens promessas que se iniciaram este ano nesta arte que é a de representar, divulgar e preservar as tradições da nossa terra.
No final da actuação, todos os elementos do Rancho foram homenageados e foi-lhes…

CANTORIAS na inauguração da 8ª Festas das Freguesias

Imagem
O CANTORIAS teve oportunidade de inaugurar com os seus cantares a "8ª Festas das Freguesias" que se realiza na Praça da República entre 16 e 20 de Maio, numa organização da Câmara Municipal de Viseu com o apoio das Juntas de Freguesias do Concelho.
Numa noite de primavera onde o tempo também ajudou, o grupo actuou cerca de 1 hora num Rossio bem composto, cheio de pessoas que ali estavam para conhecer algumas das especialidades de cada uma das freguesias que se espalhavam nas casinhas que ali se encontravam.
A animação continuou com a actuação da Animustuna, do Centro Cultural do Campo, sendo previstas também outras animações nos próximos dias desta "8ª Festas das Freguesias" como a actuação de Bandas Filarmónicas, Tunas Académicas, entre outros...

A Beta com a lembrança com que a C.M.V. presenteou os grupos no final das suas actuações.


A Animustuna que também animou a noite.

No final da actuação os elementos do CANTORIAS não perderam a oportunidade de aquecerem as g…

Comemorações do 25 de Abril em Viseu

Imagem
Foi com um belo dia de sol que mais uma vez foram realizadas as Comemorações do 25 de Abril na Praça da República, Rossio, na cidade de Viseu. Este ano, a convite da C.M.V. e da Comissão Organizadora das Comemorações do 25 de Abril, o CANTORIAS foi animar a tarde cultural juntamente com os Ranchos Folclóricos do Caçador e o Rancho Folclórico de Gumirães.
O programa das Comemorações do 25 de Abril começou com um pequeno desfile pela Cidade que se iniciou na Esc. Sec. Alves Martins em direcção ao Rossio, conduzido por algumas manifestações à liberdade e também algumas reinvidicações ao governo.
Num palco montado no Rossio, os grupos começaram a actuar perante algumas centenas de pessoas que se aí se encontravam. E foi depois da actuação dos Ranchos Folclóricos que o Cantorias fez a sua apresentação sempre com o brilhantismo que lhe é reconhecido.

CANTORIAS na Rádio Emissora das Beiras

Imagem
Foi no programa "Pelos Caminhos de Portugal", com emissão em directo aos domingos das 10h às 13h apresentado pelo Augusto Silva, que o CANTORIAS se deu a conhecer a todos os ouvintes da Radio Emissora das Beiras, a rádio líder de audiências da região interior norte!
Foram 3 horas de emissão em directo em que os ouvintes puderam conhecer um pouco da história do CANTORIAS e também ouvir canções do CD, lançado recentemente no Teatro Viriato de Viseu. Houve também oportunidade de conversar com ouvintes que ligavam para rádio para falar com os elementos do grupo que aí se encontravam. Um abraço para os que nos ligaram, desde Tondela, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal e também de Toulouse em França!
O António Ferreira, mais conhecido por Tozé entre o CANTORIAS, foi aquele que falou sobre Vila Chã de Sá: as suas gentes, os seus costumes, a sua gastronomia, os monumentos e locais a visitar e as associações aí existentes. Coube ao Rui, director musical do grupo, falar sobre o CANTORIAS,…

4º Encontro de Cantares de Janeiras em Vila Chã de Sá

Imagem
Vila Chã de Sá recebeu uma vez mais com sucesso, o 4º Encontro de Cantares de Janeiras, numa organização da Associação local por intermédio do seu Grupo de Cantares “Cantorias”.
Esta manifestação cultural pretende preservar e divulgar as tradições populares que são os Cantares de Janeiras e que acontecem um pouco por toda a região.

Antes do Encontro, os grupos juntaram-se no pavilhão da associação onde tiveram a oportunidade de conviver entre si e onde foi servido jantar para todos.

Fica aqui também uma palavra de agradecimento às funcionárias e cozinheiras da associação pela colaboração que prestaram para o jantar. A elas o nosso muito obrigado!

A semelhança dos anos anteriores, o encontro iniciou-se por volta das 21h30 e teve como pano de fundo a Escadaria da Igreja Paroquial onde os grupos tiveram oportunidade de cantar as suas Janeiras perante a população local e gentes vizinhas. Este ano os grupos convidados foram o Rancho Folclórico “Flores da Beira” de Santo André – Mangualde; “O Re…