Mensagens

CANTORIAS na inauguração da 8ª Festas das Freguesias

Imagem
O CANTORIAS teve oportunidade de inaugurar com os seus cantares a "8ª Festas das Freguesias" que se realiza na Praça da República entre 16 e 20 de Maio, numa organização da Câmara Municipal de Viseu com o apoio das Juntas de Freguesias do Concelho.
Numa noite de primavera onde o tempo também ajudou, o grupo actuou cerca de 1 hora num Rossio bem composto, cheio de pessoas que ali estavam para conhecer algumas das especialidades de cada uma das freguesias que se espalhavam nas casinhas que ali se encontravam.
A animação continuou com a actuação da Animustuna, do Centro Cultural do Campo, sendo previstas também outras animações nos próximos dias desta "8ª Festas das Freguesias" como a actuação de Bandas Filarmónicas, Tunas Académicas, entre outros...

A Beta com a lembrança com que a C.M.V. presenteou os grupos no final das suas actuações.


A Animustuna que também animou a noite.

No final da actuação os elementos do CANTORIAS não perderam a oportunidade de aquecerem as g…

Comemorações do 25 de Abril em Viseu

Imagem
Foi com um belo dia de sol que mais uma vez foram realizadas as Comemorações do 25 de Abril na Praça da República, Rossio, na cidade de Viseu. Este ano, a convite da C.M.V. e da Comissão Organizadora das Comemorações do 25 de Abril, o CANTORIAS foi animar a tarde cultural juntamente com os Ranchos Folclóricos do Caçador e o Rancho Folclórico de Gumirães.
O programa das Comemorações do 25 de Abril começou com um pequeno desfile pela Cidade que se iniciou na Esc. Sec. Alves Martins em direcção ao Rossio, conduzido por algumas manifestações à liberdade e também algumas reinvidicações ao governo.
Num palco montado no Rossio, os grupos começaram a actuar perante algumas centenas de pessoas que se aí se encontravam. E foi depois da actuação dos Ranchos Folclóricos que o Cantorias fez a sua apresentação sempre com o brilhantismo que lhe é reconhecido.

CANTORIAS na Rádio Emissora das Beiras

Imagem
Foi no programa "Pelos Caminhos de Portugal", com emissão em directo aos domingos das 10h às 13h apresentado pelo Augusto Silva, que o CANTORIAS se deu a conhecer a todos os ouvintes da Radio Emissora das Beiras, a rádio líder de audiências da região interior norte!
Foram 3 horas de emissão em directo em que os ouvintes puderam conhecer um pouco da história do CANTORIAS e também ouvir canções do CD, lançado recentemente no Teatro Viriato de Viseu. Houve também oportunidade de conversar com ouvintes que ligavam para rádio para falar com os elementos do grupo que aí se encontravam. Um abraço para os que nos ligaram, desde Tondela, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal e também de Toulouse em França!
O António Ferreira, mais conhecido por Tozé entre o CANTORIAS, foi aquele que falou sobre Vila Chã de Sá: as suas gentes, os seus costumes, a sua gastronomia, os monumentos e locais a visitar e as associações aí existentes. Coube ao Rui, director musical do grupo, falar sobre o CANTORIAS,…

4º Encontro de Cantares de Janeiras em Vila Chã de Sá

Imagem
Vila Chã de Sá recebeu uma vez mais com sucesso, o 4º Encontro de Cantares de Janeiras, numa organização da Associação local por intermédio do seu Grupo de Cantares “Cantorias”.
Esta manifestação cultural pretende preservar e divulgar as tradições populares que são os Cantares de Janeiras e que acontecem um pouco por toda a região.

Antes do Encontro, os grupos juntaram-se no pavilhão da associação onde tiveram a oportunidade de conviver entre si e onde foi servido jantar para todos.

Fica aqui também uma palavra de agradecimento às funcionárias e cozinheiras da associação pela colaboração que prestaram para o jantar. A elas o nosso muito obrigado!

A semelhança dos anos anteriores, o encontro iniciou-se por volta das 21h30 e teve como pano de fundo a Escadaria da Igreja Paroquial onde os grupos tiveram oportunidade de cantar as suas Janeiras perante a população local e gentes vizinhas. Este ano os grupos convidados foram o Rancho Folclórico “Flores da Beira” de Santo André – Mangualde; “O Re…

Viseu, a Minha Terra Natal

Imagem
Foi no dia 16 de Dezembro que o CANTORIAS animou o Rossio de Viseu no âmbito do programa cultural da Câmara Municipal: "Viseu, a Minha Terra Natal".
Esta ideia, que promete revolucionar os costumes natalícios dos viseenses, é a grande novidade integrada no programa “Viseu a Minha Terra Natal”.
Este ano a Câmara Municipal de Viseu, com a colaboração da Associação dos Comerciantes do Distrito de Viseu e a Região de Turismo Dão Lafões decidiu importar uma tradição forte dos países do Norte da Europa, montando 20 “casinhas” em madeira no Rossio da cidade.
Nalgumas das casinhas estão à venda produtos da região que poderão servir de prendas de Natal. Outras delas funcionarão como tasquinhas, recheadas de iguarias, petiscos e bebidas típicas da quadra. Esta ideia, que promete revolucionar os costumes natalícios dos viseenses, é a grande novidade integrada no programa “Viseu a Minha Terra Natal”, que decorre de 14 até 31 de Dezembro.

E foi num Rossio completamente cheio, onde a populaç…

Festa de lançamento do CD "Ora Vá de Cantar!" no Teatro Viriato!

Imagem
Finalmente! A festa de lançamento do 1º CD do CANTORIAS! E logo no palco mais nobre da cidade de Viseu: O Teatro Viriato!

Foi numa plateia completamente cheia que se realizou o espectáculo de apresentação do primeiro trabalho discográfico do CANTORIAS intitulado: "Ora Vá de Cantar!".
Entre familiares, amigos e outros, assistiram também ao espectáculo o Dr. Moreira, vereador do Pelouro da cultura da Câmara Municipal de Viseu; o Delegado da INATEL de Viseu, sr. Manuel Almeida; o prof. José Ernesto, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e representante da Região de Turismo de Viseu e o Sr. Adelino Silva, Presidente da Ass. de Vila Chã de Sá. Após a sessão de boas vindas a todos os presentes, o espectáculo iniciou com a apresentação da peça "Cantares e Tradições da Beira Alta", com a qual o grupo venceu novamente este ano o Festival de Música Tradicional da Beira Alta e onde obteve o 3º lugar e melhor grupo de música tradicional portuguesa no Concurso Naciona…

38º Aniversário do Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde

Imagem
Foi com prazer que o CANTORIAS participou no 38º Aniversário do Grupo Cénico de Mangualde.
Após um jantar oferecido pela Câmara Municipal de Mangualde para os grupos e artistas convidados, que serviu também de convívio entre todos, dirigimo-nos para o Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde onde se deu início ao espectáculo comemorativo do 38º Aniversário do Grupo Cénico de Mangualde.
A apresentação ficou a cargo do Sr. António Cândido, Presidente do Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde e pelo palco desfilaram vários artistas, desde jovens a mais idosos. O encerramento coube ao CANTORIAS que além de apresentar a sua peça "Cantares e Tradições da Beira Alta" finalizou o espectáculo cantando o "Parabéns a Você" ao Cénico.


Obrigado ao "Avôzinho"António Cândido pelo convite que nos fez e mais uma vez parabéns ao Cénico de Mangualde!

Por terras do Alentejo

Imagem
O CANTORIAS levou a sua música desta vez por terras alentejanas. Foi também um alegre passeio que permitiu conhecer as vilas de Portel e Moura e também a Barragem do Alqueva.
Depois de 500 km de caminho, almoçamos em Portel, no Parque da Matriz, e de seguida fomos para o centro da vila, na Cerqua de S. Paulo, para participamos no "XIV PortelAves" onde estavam cerca de 1500 aves, a maior exposição de aves no sul do país. Foi por volta das 16H que no palco do jardim o CANTORIAS animou a tarde num espaço verde muito acolhedor. No final o presidente da Câmara local, que também ele faz parte de um grupo de cantares local, agradeceu a nossa participação tecendo os maiores elogios. De caminho para Moura, passamos pela Barragem do Alqueva onde tivemos a oportunidade de apreciar esta grande obra nas terras Alentejanas.Foi na sede do Grupo Coral "Os Leões de Moura" que fomos recebidos pelas entidades locais e onde todos os grupos tiveram oportunidade de tocar um tema antes do…

CANTORIAS vence novamente o Festival de Música Tradicional da Beira Alta!

Imagem
Mais um prémio para o CANTORIAS! E novamente no Festival de Música Tradicional da Beira Alta! Foi com a peça intitulada "Cantares e Tradições da Beira Alta", da autoria e concepção do próprio CANTORIAS, que o 1º prémio foi entregue ao nosso grupo. Parabéns a todos os elementos, mostrando que o trabalho que tem sido realizado por todos continua a dar frutos fazendo do CANTORIAS um dos melhores grupos nacional de música tradicional portuguesa! Realizou-se na sede do Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo de Douro Calvo, no concelho do Sátão, o 2º Festival de Música Popular da Beira Alta. Com o apoio da C.M. do Sátão e da Junta de Freguesia de Romãs, o concurso tem como objectivo principal preservar e divulgar a música tradicional da Beira Alta.
Perante uma plateia completamente cheia, desfilaram os grupos: OS UNIDOS DE DOURO CALVO; o grupo de cantares OS TEIMOSOS de Rãs; o GRUPO DE CANTARES DE POIVES, o CANTORIAS da Associação de Vila Chã de Sá e o FLAMIAM da Associaçã…