Mensagens

38º Aniversário do Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde

Imagem
Foi com prazer que o CANTORIAS participou no 38º Aniversário do Grupo Cénico de Mangualde.
Após um jantar oferecido pela Câmara Municipal de Mangualde para os grupos e artistas convidados, que serviu também de convívio entre todos, dirigimo-nos para o Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde onde se deu início ao espectáculo comemorativo do 38º Aniversário do Grupo Cénico de Mangualde.
A apresentação ficou a cargo do Sr. António Cândido, Presidente do Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde e pelo palco desfilaram vários artistas, desde jovens a mais idosos. O encerramento coube ao CANTORIAS que além de apresentar a sua peça "Cantares e Tradições da Beira Alta" finalizou o espectáculo cantando o "Parabéns a Você" ao Cénico.


Obrigado ao "Avôzinho"António Cândido pelo convite que nos fez e mais uma vez parabéns ao Cénico de Mangualde!

Por terras do Alentejo

Imagem
O CANTORIAS levou a sua música desta vez por terras alentejanas. Foi também um alegre passeio que permitiu conhecer as vilas de Portel e Moura e também a Barragem do Alqueva.
Depois de 500 km de caminho, almoçamos em Portel, no Parque da Matriz, e de seguida fomos para o centro da vila, na Cerqua de S. Paulo, para participamos no "XIV PortelAves" onde estavam cerca de 1500 aves, a maior exposição de aves no sul do país. Foi por volta das 16H que no palco do jardim o CANTORIAS animou a tarde num espaço verde muito acolhedor. No final o presidente da Câmara local, que também ele faz parte de um grupo de cantares local, agradeceu a nossa participação tecendo os maiores elogios. De caminho para Moura, passamos pela Barragem do Alqueva onde tivemos a oportunidade de apreciar esta grande obra nas terras Alentejanas.Foi na sede do Grupo Coral "Os Leões de Moura" que fomos recebidos pelas entidades locais e onde todos os grupos tiveram oportunidade de tocar um tema antes do…

CANTORIAS vence novamente o Festival de Música Tradicional da Beira Alta!

Imagem
Mais um prémio para o CANTORIAS! E novamente no Festival de Música Tradicional da Beira Alta! Foi com a peça intitulada "Cantares e Tradições da Beira Alta", da autoria e concepção do próprio CANTORIAS, que o 1º prémio foi entregue ao nosso grupo. Parabéns a todos os elementos, mostrando que o trabalho que tem sido realizado por todos continua a dar frutos fazendo do CANTORIAS um dos melhores grupos nacional de música tradicional portuguesa! Realizou-se na sede do Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo de Douro Calvo, no concelho do Sátão, o 2º Festival de Música Popular da Beira Alta. Com o apoio da C.M. do Sátão e da Junta de Freguesia de Romãs, o concurso tem como objectivo principal preservar e divulgar a música tradicional da Beira Alta.
Perante uma plateia completamente cheia, desfilaram os grupos: OS UNIDOS DE DOURO CALVO; o grupo de cantares OS TEIMOSOS de Rãs; o GRUPO DE CANTARES DE POIVES, o CANTORIAS da Associação de Vila Chã de Sá e o FLAMIAM da Associaçã…

CANTORIAS na 69ª Volta a Portugal em Bicicleta!

Imagem
Terminou em Viseu a grande festa da 69ª Volta a Portugal em Bicicleta. A convite da RTP o CANTORIAS este presente no programa televiso: "Há Volta". Mais uma vez foi com muita honra e orgulho que o CANTORIAS representou a cidade de Viseu levando a sua música a todos os cantos do mundo nesta festa do ciclismo nacional.
Com uma numerosa caravana, a Volta a Portugal em Bicicleta levou uma enorme animação a todos os locais onde começaram ou terminaram as etapas. Na 69.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta as povoações que têm chegadas e partidas de etapas foram um ponto de convívio, ainda com mais animação, dadas as múltiplas actividades previstas, a que a RTP se associa. Sempre na cabeça do pelotão, Daniel Oliveira, Isabel Figueira e Margarida Barreiros andaram "Há Volta". Durante 11 dias, eles vestiram a camisola da RTP e mostraram tudo sobre a cidades e vilas por onde passa a maior prova do ciclismo nacional. A 69.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta inici…

Inauguração do Ecomuseu de Vila Chã de Sá

Imagem
Foi inaugurado o nosso Ecomuseu! Foi uma bela festa onde esteve em peso a população de Vila Chã de Sá e entidades convidadas. O Cantorias teve o prazer de abrilhantar a festa onde também esteve presente o Grupo de Bombos da nossa terra. Além da música e muita boa disposição, houve também lugar a uma sardinhada neste dia de S. Pedro!
"Era uma lixeira, agora é um ecomuseu. A estrutura, construída pedra a pedra por artesãos e mão de obra locais, fica à entrada de Vila Chã de Sá. No espaço, há representações de uma memória ligada à produção de bens colectivos que geravam riqueza e faziam a economia mexer. Exemplos? O moinho de água, o lagar de azeite e de vinho, o forno comunitário, as plantações de árvores de fruto, o vinhedo, o poço de água com a cegonha, a cozinha beirã ou os instrumentos agrícolas de antanho. José Ernesto Pereira da Silva, professor e presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá, importou de França a ideia do ecomuseu. E há três anos começou a construi-lo, …

FESTIMÚSICA 2007 - Final Nacional: Melhor Grupo de Tradição Popular!

Imagem
Depois de ter vencido as eliminatórias regionais do Distrito de Viseu, o CANTORIAS conseguiu o 3º lugar no concurso nacional de música "Festimúsica 2007", sendo o primeiro lugar para a BANDA FILARMÓNICA SIMÃO DA VEIGA do distrito de Évora e o segundo lugar para a BANDA FILARMÓNICA DO ENTRONCAMENTO do distrito de Santarém. Numa final onde estiveram presentes 13 distritos, maioritariamente representados por bandas filarmónicas (7!), também estiveram outros géneros músicais como grupo corais, tunas, orquestras de percussão, grupos de concertinas, grupo de metais e orquestras de música ligueira.
Numa luta de "David contra Golias", o CANTORIAS conseguiu chegar ao pódio tendo sido nesta final nacional o melhor grupo de música tradicional portuguesa que apareceu a concurso!
O ENCONTRÃO 2007 dividiu-se em três categorias: Música, Teatro e Etnografia. Participaram nesta edição deste ano 107 colectividades, dos quais 47 apuraram-se para a final que se disputou na Aula Magna…

Participação no programa "Portugal Azul" da RTP

Imagem
A nossa estreia televisiva! Foi no programa da RTP "Portugal Azul" que se realizou em Viseu no Centro Pastoral de São José no âmbito das comemorações dos 50 anos da Rádio Televisão Portuguesa. Mais uma nova experiência para todos nós, elementos do CANTORIAS, onde além de conhecer os bastidores de um programa de televisão, tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com apresentadores e artistas nacionais (e eles connosco, claro!): o Carlos Ribeiro, o João Baião, a Serenella Andrade, a Isabel Angelino, o Quim Roscas e o Zé Estacionâncio, o Nel Monteiro, os Canta Bahia, a Micalea, o Mario Gil, nosso Campeão Olímpico Carlos Lopes, e muito outros...

Serenella Andrade: Carlos Ribeiro: João Baião:O Quim Roscas e o Zé Estacionâncio:
Micaela:Nel Monteiro:Canta Bahia:Carlos Lopes: A Rita, da RTP, a quem fica o nosso grande obrigado pela oportunidade que nos proporcionou de participar no "Portugal Azul". Obrigado Rita!

FESTIMÚSICA 2007 - CANTORIAS vence eliminatórias do Distrito de Viseu

Imagem
Mais um prémio para o CANTORIAS! Desta vez foram as eliminatórias regionais do Distrito de Viseu para o Festimúsica 2007, concurso nacional de música realizado pelo INATEL, onde a final se irá realizar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
O tema apresentado a concurso, com o título de "Cantares e Tradições da Beira Alta, retrata géneros diferentes de músicas, cantos e tradições da Beira Alta. De referir que a qualidade dos trabalhos apresentados nesta eliminatória por todos os grupos participantes foi de elevada qualidade o que vem valorizar ainda mais esta vitória, premiando o trabalho de qualidade e esforço que o CANTORIAS dedicou nesta participação.
Na final irão ser representados os distritos de Portugal Continental e também as regiões autónomas dos Açores e Madeira. Força CANTORIAS!!!

Uma aventura no Casino

Imagem
A convite do Casino "SOL VERDE" de Espinho e do restaurante "O Cortiço" de Viseu, o CANTORIAS actuou pela primeira vez num casino. Tratou-te de uma nova experiência para todos os elementos do grupo e uma forma de conhecer bastidores e pessoas de um casino. Como sempre a actuação perante os presentes correu pelo melhor! Os nossos agradecimentos à todo o pessoal do Casino que nos assistiu, pela maneira como fomos tratados e recebidos (sem falar no jantar que nos foi oferecido!!!). Também uma palavra amiga para o nosso amigo Serafim, do "Cortiço", por nos ter proporcionado esta nova experiência.

3º Encontro de Cantares de Janeiras

Imagem
O 3º Encontro de Cantares de Janeiras, organizado pela Associação de Vila Chã de Sá, através do seu Grupo de Cantares "Cantorias", saldou-se por mais um grande sucesso, a que se associou a sua população local e gentes vizinhas.
Para além do Grupo da terra, participaram também o Rancho Folclórico de Parada de Gonta, a Tuna "Sabores da Música" da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco" e o Rancho Folclórico "Flor do Dão" da Lageosa do Dão.
No final de cada actuação, os grupos foram "presenteados" com uma lembrança entregue pelas entidades presentes: o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu: Dr. Américo Nunes, o Presidente da Junta de Freguesia: Prof. José Ernesto, o Presidente da Assembleia de Freguesia: José Costa e o Presidente da Associação: Adelino Silva.
O Encontro finalizou-se com o desejo de que 2007 seja um bom ano para todos os presentes, ficando a promessa de, em 2008, todos voltarem ali, para manter viva a…