Mensagens

FESTIMÚSICA 2007 - Final Nacional: Melhor Grupo de Tradição Popular!

Imagem
Depois de ter vencido as eliminatórias regionais do Distrito de Viseu, o CANTORIAS conseguiu o 3º lugar no concurso nacional de música "Festimúsica 2007", sendo o primeiro lugar para a BANDA FILARMÓNICA SIMÃO DA VEIGA do distrito de Évora e o segundo lugar para a BANDA FILARMÓNICA DO ENTRONCAMENTO do distrito de Santarém. Numa final onde estiveram presentes 13 distritos, maioritariamente representados por bandas filarmónicas (7!), também estiveram outros géneros músicais como grupo corais, tunas, orquestras de percussão, grupos de concertinas, grupo de metais e orquestras de música ligueira.
Numa luta de "David contra Golias", o CANTORIAS conseguiu chegar ao pódio tendo sido nesta final nacional o melhor grupo de música tradicional portuguesa que apareceu a concurso!
O ENCONTRÃO 2007 dividiu-se em três categorias: Música, Teatro e Etnografia. Participaram nesta edição deste ano 107 colectividades, dos quais 47 apuraram-se para a final que se disputou na Aula Magna…

Participação no programa "Portugal Azul" da RTP

Imagem
A nossa estreia televisiva! Foi no programa da RTP "Portugal Azul" que se realizou em Viseu no Centro Pastoral de São José no âmbito das comemorações dos 50 anos da Rádio Televisão Portuguesa. Mais uma nova experiência para todos nós, elementos do CANTORIAS, onde além de conhecer os bastidores de um programa de televisão, tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com apresentadores e artistas nacionais (e eles connosco, claro!): o Carlos Ribeiro, o João Baião, a Serenella Andrade, a Isabel Angelino, o Quim Roscas e o Zé Estacionâncio, o Nel Monteiro, os Canta Bahia, a Micalea, o Mario Gil, nosso Campeão Olímpico Carlos Lopes, e muito outros...

Serenella Andrade: Carlos Ribeiro: João Baião:O Quim Roscas e o Zé Estacionâncio:
Micaela:Nel Monteiro:Canta Bahia:Carlos Lopes: A Rita, da RTP, a quem fica o nosso grande obrigado pela oportunidade que nos proporcionou de participar no "Portugal Azul". Obrigado Rita!

FESTIMÚSICA 2007 - CANTORIAS vence eliminatórias do Distrito de Viseu

Imagem
Mais um prémio para o CANTORIAS! Desta vez foram as eliminatórias regionais do Distrito de Viseu para o Festimúsica 2007, concurso nacional de música realizado pelo INATEL, onde a final se irá realizar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
O tema apresentado a concurso, com o título de "Cantares e Tradições da Beira Alta, retrata géneros diferentes de músicas, cantos e tradições da Beira Alta. De referir que a qualidade dos trabalhos apresentados nesta eliminatória por todos os grupos participantes foi de elevada qualidade o que vem valorizar ainda mais esta vitória, premiando o trabalho de qualidade e esforço que o CANTORIAS dedicou nesta participação.
Na final irão ser representados os distritos de Portugal Continental e também as regiões autónomas dos Açores e Madeira. Força CANTORIAS!!!

Uma aventura no Casino

Imagem
A convite do Casino "SOL VERDE" de Espinho e do restaurante "O Cortiço" de Viseu, o CANTORIAS actuou pela primeira vez num casino. Tratou-te de uma nova experiência para todos os elementos do grupo e uma forma de conhecer bastidores e pessoas de um casino. Como sempre a actuação perante os presentes correu pelo melhor! Os nossos agradecimentos à todo o pessoal do Casino que nos assistiu, pela maneira como fomos tratados e recebidos (sem falar no jantar que nos foi oferecido!!!). Também uma palavra amiga para o nosso amigo Serafim, do "Cortiço", por nos ter proporcionado esta nova experiência.

3º Encontro de Cantares de Janeiras

Imagem
O 3º Encontro de Cantares de Janeiras, organizado pela Associação de Vila Chã de Sá, através do seu Grupo de Cantares "Cantorias", saldou-se por mais um grande sucesso, a que se associou a sua população local e gentes vizinhas.
Para além do Grupo da terra, participaram também o Rancho Folclórico de Parada de Gonta, a Tuna "Sabores da Música" da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco" e o Rancho Folclórico "Flor do Dão" da Lageosa do Dão.
No final de cada actuação, os grupos foram "presenteados" com uma lembrança entregue pelas entidades presentes: o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu: Dr. Américo Nunes, o Presidente da Junta de Freguesia: Prof. José Ernesto, o Presidente da Assembleia de Freguesia: José Costa e o Presidente da Associação: Adelino Silva.
O Encontro finalizou-se com o desejo de que 2007 seja um bom ano para todos os presentes, ficando a promessa de, em 2008, todos voltarem ali, para manter viva a…

Janeiras ao Fernando Mendes

Imagem
Foi com muito prazer e alegria que recebemos o Fernando Mendes e seus amigos na sua passagem pela cidade de Viseu, para jantar no Restaurante "O Cortiço" a convite do também amigo Serafim.
Tivemos oportunidade de o receder cantando-lhe as Janeiras para ele e os seus amigos, apesar do grande frio que se estava a fazer sentir nessa noite (brrrr.....). Enquanto esperavamos pela sua chegada, improvisamos umas quadras dedicadas exclusivamente ao Fernando, ao Serafim e aos seus amigos: .
"Vila Chã de Sá presente
Terra de fraternidade Nós somos o Cantorias Trazemos felicidade" . "Viva lá Fernando Mendes Como ele não há igual É o gordo preferido Do povo de Portugal" . "Viva lá amigo Mendes Por mil anos e um dia Por tod'o palco que passa Põe a malta em alegria" . "Seu amigo Serafim Gosta de o receber No Cortiço de Viseu Com seus amigos comer" . "Viva o amigo Fernando Na casquinha do pinhão Se nos levar a TV Mostra ter bom coração" . &…

Natal no Hospital Distrital S. Teotónio de Viseu

Imagem
Foi num ambiente de festa, fraternidade e solidariedade que se realizou mais uma vez a Festa de Natal do Hospital Distrital S. Teotónio de Viseu. O CANTORIAS não deixou de marcar presença para levar a todos os doentes, funcionários e outros presentes o seu cantar e a sua música. Deixou também a mensagem de melhoras para todos os doentes e de um bom Natal e Próspero Ano Novo para todos em geral. A festa que se iniciou após a missa, também realizada no átrio do hospital, contou com a participação de outros grupos e artistas de renome nacional que quiseram também abrilhantar esta festa para todos aqueles que nesta altura mais precisam. É também de realçar o convívio que existiu entre todos: artistas, organizadores, doentes, funcionários e visitantes. E foi mais uma vez com sucesso que esta festa anual no Hospital Distrital de Viseu se realizou, com a promessa de para o ano estarmos outra vez todos presentes para partilhar esta alegria que é a de cantar e tocar para aqueles que mais prec…

"CANTORIAS" vence Festival de Música Tradicional da Beira Alta

Imagem
O Grupo de Cantares "Cantorias", de Vila Chã de Sá, venceu o 1º Festival de Música Tradicional da Beira Alta, organizado pelo Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo de Douro Calvo - Satão. O evento, criado com o objectivo de preservar e divulgar a música desta região, contou também com a presença da tuna "Os Teimosos" de Rãs, o Grupo de Cantares "Rouxinóis" de Ranhados, os "ZAATAM" e os "Unidos de Douro Calvo" ambos do Sátão. O encontro foi apoiado pela Delegação Regional de Viseu do Instituto Português da Juventude, a Câmara Municipal do Sátão e Junta de Freguesia de Romãs.
A iniciativa ficou marcada pela qualidade das actuações e obrigou o júri a deliberar algum tempo para depois declarar um empate técnico entre dois participantes. Coube ao presidente do júri eleger os viseenses de Vila Chã de Sá como vencedores.
Face à plateia completamente cheia para assistir a esta iniciativa, a organização já anunciou a continuação do fe…