Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Janeiras

Janeiras na Escola Europeia - Schola Europaea Brussels II

Imagem
Depois de no dia anterior termos cantado as Janeiras na APEB, foi a vez de logo no dia seguinte de manhã, na 2a-feira, iniciarmos a nossa jornada na "Schola Europaea Brussels II", uma escola com cerca 3.000 alunos de várias nacionalidades, dos quais 300 portugueses, onde tivemos oportunidade de divulgar as nossas Janeiras junto daquela comunidade, em que para além das nossas cantigas foi também realizada uma intervenção por parte do Prof. José Ernesto, Presidente da nossa Associação, sobre as tradições da nossa cultura portuguesa.
Foi de facto uma experiência muito gratificante cantar e divulgar as nossas tradições para pessoas, professores e alunos de diversas nacionalidades, mas também pela convivência entre todos!








Janeiras na APEB - Associação de Portugueses Emigrantes na Bélgica

Imagem
Foi na APEB - Associação de Portugueses Emigrantes na Bélgica, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que o CANTORIAS iniciou a sua "tournée" naquela cidade com o intuito de cantar as Janeiras junto das comunidades portuguesas aí residentes, e não só, numa divulgação da nossa cultura tradicional e popular portuguesa.
Marcaram presença uma centena de compatriotas nossos, bem como o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, que enalteceu a iniciativa.

O nosso agradecimento à APEB pela forma como fomos recebidos, bem como a todos os nossos emigrantes que estiveram presentes nesta nossa primeira apresentação por terras belgas.
Almoço convívio com emigrantes portugueses

As Janeiras cantadas a todos os presentes
Um público entusiasmado com as nossas tradições


Oferta de lembranças e discursos das entidades presentes: - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas - Presidente da APEB - Presidente da Ass. de Vila Chã de Sá
Tentativa de reparação do acordeão…

15º Encontro de Janeiras de Nelas

Imagem
A Associação Recreativa e Cultural de Santo António - Bairro da Igreja de Nelas, vai realizar no próximo Domingo dia 5 de Janeiro de 2014, pelas 15h30, o seu 15º Encontro de Janeiras.
Além do CANTORIAS, também outros grupos terão oportunidade de apresentar e cantar as suas Janeiras em mais um evento cultural que promete muito público.
Divulguem e apareçam!

Janeiras “Viseu com Tradição”

Imagem
Integrado na programação Viseu Natal – Sonho Tradicional, a Câmara Municipal de Viseu promo­ve em parceria com o Centro Cultural Distrital de Viseu, Lions Clube Viriato de Viseu e o Orfeão de Viseu a iniciativa Viseu com Tradição – Janeiras, no dia 4 de janeiro | sábado.
A concentra­ção dos grupos (Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lordosa; Grupo de Can­tares Cantorias da Associação de Vila Chã Sá; Grupo de Cantares de Boaldeia; Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Viseu e a Tuna de Pindelo de Silgueiros) será às 21h00, na Praça da República, seguindo em desfile pela Rua Formosa e Rua do Comércio em direção à Praça D. Duarte.
Neste local, pelas 21h15, em varandas de alguns edifícios, os grupos interpretarão um reportório caraterístico desta quadra. Durante a atuação dos grupos será realizada uma fogueira no centro da Praça D. Duarte.

Mais informações em: http://www.cm-viseu.pt/images/CMV_Natal_13_Programa.pdf http://local.pt/portugal/centro/viseu-com-tradi…

10º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá

Imagem
Este ano, no intuito de comemorar de uma forma especial o nosso 10º Encontro de Janeiras, o evento foi precedido de uma missa cantada, com a participação dos grupos convidados e na qual marcaram também presença o Vereador da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, o Presidente da União das Freguesias de Vila Chã de Sá e Faíl, José Seabra Figueiredo, e de José Ernesto, em representação da Associação, entre outros.
A ocasião serviu também para o CANTORIAS oferecer à Paróquia uma imagem de São Sebastião com uma pedra recolhida das Catacumbas de São Sebastião,  uma forma de agradecer e recordar a sua passagem em Roma e no Vaticano quando fomos cantar as Janeiras ao Santo Padre, o Papa Bento XVI.
O 10º Encontro de Cantares de Janeiras contou com a participação do Grupo da casa, o CANTORIAS, do Grupo Etnográfico de Trajes e Cantares do Linho de Várzea de Calde, do Grupo de Cantares CANA VERDE de Canas de Santa Maria - Tondela, e do Grupo de Cordas e Cantus da Nossa Terra da Sociedad…

Cartaz do 10º Encontro de Janeiras de Vila Chã de Sá

Imagem
Aqui fica o cartaz do nosso 10º Encontro de Cantares de Janeiras de Vila Chã de Sá, a ser realizado no próximo dia 28 de Dezembro de 2013, sábado, pelas 18 horas.
Este ano, no intuito de comemorar de uma forma especial o nosso 10º Encontro de Janeiras, este será precedido de uma missa cantada às 17h00, com a participação dos grupos convidados.

Partilhem, divulguem e apareçam! O CANTORIAS agradece :)

Agradecimentos: Janeiras ao PR, PM, AR, TC e Papa Bento XVI

Imagem
Faz hoje um mês que tivemos a oportunidade de cantar as Janeiras ao Santo Padre Bento XVI no Vaticano, perante cerca de 11.000 mil pessoas na Sala Paulo VI.

Este ano também cantamos as Janeiras a Presidente da Assembleia da Republica e ao Presidente do Tribunal Constitucional, sendo o primeiro grupo musical em Portugal a fazê-lo nos 4 órgãos de soberania consagrados na Constituição da República Portuguesa.
Agradecemos a todos os que nos têm apoiado ao longo destes anos e aos que nos enviaram mensagens de felicitações. Obrigado!

Vídeo da mensagem do Papa Bento XVI ao CANTORIAS

Imagem

Vídeo das Janeiras ao Papa Bento XVI

Imagem

Peregrinação a Roma e Janeiras ao Papa Bento XVI

Imagem
O CANTORIAS deslocou-se em peregrinação a Roma de 14 a 17 de Janeiro de 2013, durante a qual teve oportunidade de na Audiência Geral do Santo Padre do dia 16 de Janeiro cantar as Janeiras a Sua Santidade o Papa Bento XVI. Estiveram presentes nesta cerimónia cerca de 11 mil pessoas, em que o canto do CANTORIAS foi acompanhado e saudado com uma grande salva de palmas. Foi de facto um momento impressionante e inesquecível que será eternamente lembrado por todos nós.

Bento XVI na sua saudação em português ao CANTORIAS leu o seguinte texto:

"Uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo de “Cantorias”, da Diocese de Viseu: me quisestes recordar em vosso canto. Agradeço-vos e, de bom grado, vos encorajo na consagração à Virgem Maria para um feliz êxito na vossa configuração a Cristo. Desçam sobre vós e vossas famílias as Bênçãos de Deus. Obrigado."


Antes da cerimónia o CANTORIAS teve oportunidade de entregar lembranças a Sua Santidade o Papa Bento …