Festa de lançamento do CD "Ora Vá de Cantar!" no Teatro Viriato!

Finalmente! A festa de lançamento do 1º CD do CANTORIAS! E logo no palco mais nobre da cidade de Viseu: O Teatro Viriato!

Foi numa plateia completamente cheia que se realizou o espectáculo de apresentação do primeiro trabalho discográfico do CANTORIAS intitulado: "Ora Vá de Cantar!".

Entre familiares, amigos e outros, assistiram também ao espectáculo o Dr. Moreira, vereador do Pelouro da cultura da Câmara Municipal de Viseu; o Delegado da INATEL de Viseu, sr. Manuel Almeida; o prof. José Ernesto, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá e representante da Região de Turismo de Viseu e o Sr. Adelino Silva, Presidente da Ass. de Vila Chã de Sá.
Após a sessão de boas vindas a todos os presentes, o espectáculo iniciou com a apresentação da peça "Cantares e Tradições da Beira Alta", com a qual o grupo venceu novamente este ano o Festival de Música Tradicional da Beira Alta e onde obteve o 3º lugar e melhor grupo de música tradicional portuguesa no Concurso Nacional de Música "Festimúsica 2007".

De seguida seguiram-se dois temas apresentados este ano na RTP, o primeiro o Adeus ó Guida no programa "Portugal Azul" e o segundo, o Apanha a Saia na "69ª Volta à Portugal em Bicicleta", ambos com transmissões directas realizadas na cidade de Viseu.
A primeira parte finalizou com uma pequena descrição dos trajes seguido de mais um tema, desta vez uma serenata: À Meia Noite ao Luar...

A segunda parte do espectáculo abriu com a oferta de um CD às entidades presentes, que por sua vez deixaram uma mensagem de boas festas e um próspero ano novo a todos.

Foi já com os trajes de "inverno" que foi reiniciado o espectáculo com 3 temas de Janeiras. Um tema de Natal: Dia de Natal à Noite; um tema do Primeiro de Janeiro: Aqui Estamos Nós e finalmente uma canção de Reis: Os Três Reis do Oriente.

Após a passagem pelas Janeiras, foi feito um breve resumo ao público sobre a edição e estrutura do CD. Composto por "3 partes", o CD integra 12 temas de carácter tradicional e popular, 4 temas de Janeiras e um tema extra: o "Parabéns a Você". Foi decidido gravar este último tema por ser tocado 23 vezes por ano durante os ensaios, o número de elementos do grupo, onde é costume o aniversariante levar um bolo e bebidas para festejar a data. Ainda no interior do CD encontra-se um breve historial do grupo acompanhado por fotografias que retratam alguns dos momentos mais marcantes do CANTORIAS.

Um dos grandes desafios do CD foi precisamente o seu nome. E foi só no final das gravações que numa conversa de amigos surgiu este "Ora Vá de Cantar!", um termo bem popular, que se encaixa na perfeição neste nosso primeiro trabalho discográfico.

Depois desta breve apresentação, seguiram-se mais dois temas: A Celeste, um dos temas referência do grupo e Os Namoricos, em mais uma canção de amor.


Já perto do fim do espectáculo, e como não podia deixar de ser, foram interpretados dois temas dedicados à cidade de Viseu.

O primeiro, Viseu Cidade Encanto, da autoria letra da professora Isabel Almeida, grande amiga do grupo, e letra do nosso maetro, o Rui Rodrigues. Esta marcha foi a vencedora deste ano do concurso da "Marcha Viseu 2007" dos Santos Populares, promovido pela Câmara Municipal de Viseu. Aproveitou-se a ocasião para agradecer ao nosso maestro todo o empenho e paciência que tido com o CANTORIAS tornando-o um dos grupos de gantares de referência em Portugal. Seguiu-se o hino à Viseu, o conhecidíssimo Viseu Senhora da Beira que foi também entoado por toda a plateia.
.
Antes da despedida, foram feitos agradecimentos a todos quanto colaboraram na edição do CD, aos nossos patrocinadores, às entidades presentes, às nossas famílias, a equipa do Teatro Viriato que muito nos ajudaram na preparação deste espectáculo e finalmente a todos que encheram o Teatro tornando este momento inesquecível.

E lá acabamos, pela enésima vez este ano, tocando os Parabéns a Você, desta vez para um amigo do CANTORIAS que fez anos neste dia, o Luís, e desejando a todos um Bom Natal e Próspero Ano Novo!

Comentários